Foto: Projeto Meio Ambiente e Saúde – CDR Pedreira em parceria com as UBS’s do Cabuçu
No mês de outubro foi realizada mais uma aula presencial com os jovens do Conectaê – programa com foco em empregabilidade na tecnologia, destinado à jovens do sistema de acolhimento da cidade de São Paulo.
A programação deste dia foi recheada de atividades, a primeira delas foi a palestra com um dos líderes da Locaweb Company contando sobre sua trajetória profissional, um momento de trocas importantes e inspiradoras.
Na sequência foi realizada a oficina “mão na massa” para ensinar uma ferramenta de criação de apresentações, habilidade muito importante no mercado de trabalho para o qual eles vêem sendo preparados. Por fim, cada jovem passou por uma sessão de feedback individual, em que tiveram a oportunidade de saber mais sobre seu desempenho na reta final do projeto e compartilhar alguns de seus desafios.
No programa Sementes do Brasil, os jovens tiveram aulas sobre temas como Comportamento e Trabalho, Orientação Vocacional, Atendimento ao Cliente e Atualidades, além das aulas técnicas ministradas pelo SENAC, que no mês de outubro abordou a ferramenta Excel. Além disso, os jovens continuam realizando sessões semanais de mentorias com colaboradores voluntários da Tokio Marine, um momento de conexão e fortalecimento da rede de apoio de cada jovem.
No Programa Ascender da Elecnor do Brasil, avançamos com a realização da 2a sessão de mentoria para as 7 equipes participantes. Foi um encontro para tirar as últimas dúvidas e fazer os ajustes finais nas propostas de projetos que serão enviadas para a Banca. O processo de avaliação e escolha dos dois projetos que serão efetivamente implementados no território, será conduzido pela Elecnor.
Com isso, Carlotas chega em sua etapa final de colaboração com o programa Ascender, mas seguiremos acompanhando as próximas etapas, torcendo pelas equipes e pelo sucesso das ações junto à comunidade de Muratubinha.
Por fim, as ações de integração das pautas de educação ambiental e saúde no território de Guarulhos seguem a todo vapor. No mês de outubro os agentes da família das unidades básicas de saúde realizaram o terceiro encontro do projeto para visitar as operações do aterro sanitário CDR Pedreira da empresa Veolia (foto), que serviu para mostrar na prática, o destino final dos resíduos provenientes da coleta regular do município.