Novembro foi um mês muito especial para Carlotas em ESG e Responsabilidade Social. Foram inúmeras ações significativas com foco em sustentabilidade e cidadania.
Estamos chegando na reta final desse ano de 2023 e alguns projetos estão caminhando para os fechamentos.
Na última semana Carlotas realizou em parceria com a empresa Bradesco Seguros e toda equipe do Clube Bradesco, o Programa de Sustentabilidade e Cidadania para crianças e adolescentes que frequentam o ARFAB – Associação Recreativa dos Funcionários da Atlântica Bradesco, mais conhecido como Clube Bradesco na cidade do Rio de Janeiro (foto acima).
Foram realizadas 4 oficinas temáticas abordando assuntos como água, energia, resíduos e preservação de áreas verdes e animais. Conteúdos presentes no dia a dia das crianças incentivando um novo olhar sobre o mundo que as cerca e as relações individuais e coletivas com esses recursos.
O objetivo do programa foi dialogar sobre o uso do espaço e os hábitos de todas as pessoas que frequentam o Clube e motivá-las para que façam escolhas e intervenções conscientes pautadas nos princípios da sustentabilidade e do bem comum.
Em cada oficina, foram realizadas atividades práticas em grupo, como o mapeamento em busca de locais onde a água está presente, por exemplo, equipamentos que dependem de energia para funcionar, locais de geração e descarte de resíduos no Clube e também a busca por áreas verdes e animais.
A partir do olhar mais cuidadoso para o espaço, as crianças e adolescentes criaram painéis com dicas práticas que foram fixados em uma área de grande circulação do Clube e também compartilhados com todos os responsáveis via grupo de Whatsapp para espalhar o conhecimento e incentivar boas atitudes de todas as pessoas. Além disso, foi confeccionado um quebra-cabeça gigante, pintado pelas crianças que ao final dos 4 dias de oficina, originou uma arte exposta na recepção do Clube.
Também seguimos com o Conectaê – Programa da Locaweb Company que tem como foco a empregabilidade em tecnologia, de jovens do sistema de acolhimento da cidade de São Paulo. Uma jornada cheia de desafios e novos aprendizados que está preparando essa galera para a entrada no mercado de trabalho. A iniciativa contempla 21 jovens e conta com cerca de 40 voluntários da empresa, que atuam como mentores e mentoras. Uma jornada voltada para a tecnologia e que conta com muita conexão humana!
Em novembro muitos participantes concluíram o conteúdo programado na plataforma da Mais 1 Code e terão a oportunidade de acessar aulas bônus de inglês. Foi iniciado também o processo de atendimento psicopedagógico individualizado para ajudar os jovens na organização dessa etapa final do projeto.
No programa Sementes do Brasil Aprendizagem, realizado pela Tokio Marine, que atua com o mesmo público de jovens do sistema de acolhimento, aconteceram avanços importantes. Nas aulas semanais foram abordados temas como ESG, Introdução à tecnologia e Inovação e Elaboração de currículos e Preparo para entrevistas. Temáticas extremamente relevantes para o contexto e momento de vida dos participantes.
Além disso, as aulas do SENAC seguem abordando ferramentas do Pacote Office para que os jovens desenvolvam competências técnicas e estejam aptos para assumir vagas como Jovem Aprendiz assim que o curso seja finalizado.
Uma boa notícia é que alguns jovens de ambas as iniciativas já estão participando de processos seletivos, outros conseguiram vagas de jovem aprendiz e estagiários!
No guarda-chuva de Desenvolvimento Local, as iniciativas seguem com conteúdos voltados à educação ambiental e comunicação social.
Em Guarulhos, duas iniciativas realizadas pela Veolia foram bem expressivas: o projeto em parceria com as Unidades Básicas de Saúde, voltado para e com os agentes da saúde da família seguiu com mapeamento importante do bairro, de pontos de descartes irregulares, falta de infraestrutura e acesso do caminhão de coleta seletiva em algumas vias locais. Alguns desafios e encaminhamentos terão continuidade em 2024.
O Programa Ao Redor, teve um encerramento especial, os participantes e familiares foram recebidos com uma festa. Receberam certificado de participação, um teatro reforçou as principais mensagens do curso e por fim os três primeiros colocados do concurso de redação receberam uma premiação! O programa trabalhou educação ambiental com as crianças da ONG Clube das Mães em parceria com a Chico Mendes.
Ainda sobre as realizações da Veolia, em Araçariguama finalizamos as instalações dos biodigestores em 6 residências vizinhas do Aterro. Essa ação é de extrema importância para proteção dos lençóis freáticos e rios que circundam a região.
Em Americana, a Multilixo segue de portas abertas com as visitas ao Aterro e as parcerias com a Guarda Municipal, bem como com a Secretaria Municipal de Educação se fortalecem e se complementam. Foram programadas e realizadas ações intersecretariais com foco em educação ambiental e educação no trânsito.
A Multilixo realizou a doação de 500 mudas para lideranças comunitárias realizarem a recuperação e preservação em uma área de proteção ambiental.
Em Jambeiro, além das ações intersecretarias seguem as visitas técnicas, parcerias com as escolas locais, intervenções com as crianças e o planejamento de recuperação das bacias hidrográficas do Município.
Carlotas segue realizando reuniões de planejamento intersecretarial em todos os territórios, para que programas, projetos e ações sejam significativas, integradas e gerem cada vez mais autonomia para os territórios.
Estamos muito animadas com a evolução dos programas e na expectativa para realizar o balanço final e análise de impacto das ações e projetos realizados até aqui. Não deixe de acompanhar o conteúdo de dezembro para saber mais sobre os resultados de todos os programas. Até lá!