No início do mês de julho aconteceu o encerramento da primeira edição do Programa Sementes do Brasil – Lótus (foto), mais uma iniciativa da Tokio Marine sob a gestão e operação de Carlotas. O programa teve como foco a formação de jovens mães em situação de vulnerabilidade socioeconômica, na área de atendimento ao cliente para futuras contratações no Contac Center da organização.
O encerramento contou com a participação da escritora e palestrante Branca Barão, que presenteou as jovens com seu livro “A mulher que vivia de propósito”. O encontro foi inspirador e ajudou as jovens a identificar seus valores essenciais e a perceberem os diversos papeis sociais que desempenham para além da maternidade. Todas receberam o certificado de conclusão do curso e passaram a fazer parte do Banco de Talentos da Tokio.
Já no Programa Sementes do Brasil – Aprendizagem, estamos avançando para novas etapas. Este ano o Programa completa sua quarta edição e traz como novidade as aulas que acontecerão no formato presencial com o objetivo de ampliar as conexões e fortalecer a rede de apoio. O Programa inicia no dia 29 de julho, mas as etapas de mobilização, entrevistas, seleção dos jovens, bem como a formação dos(as) voluntários(as) que atuarão como mentores(as) já aconteceram!
Seguindo a linha de atuação com jovens do Sistema de Acolhimento da Cidade de São Paulo, estamos a todo vapor com a formação em tecnologia oferecida pelo Programa Conectaê, realizado pela Lwsa. Até este mês de julho, já foram trabalhados conteúdos como: Letramento Digital, Indústria 4.0, Mercadológico, Metodologia ágil com Scrum, Contextualização tecnológica, Autoconhecimento dentre outros. Foram realizadas também as primeiras sessões de mentoria com todos(as) os(as) jovens, momento em que eles recebem direcionamento profissional personalizado.
Nas cidades de Americana, Jambeiro, Osasco e Araçariguama, nossos parceiros seguem apoiando as ações de Educação Ambiental e comunicação social promovendo diálogo com lideranças locais, orientações e trocas sobre as especificidades de cada território junto aos agentes da saúde da família, apoio a implantação de coleta seletiva nos equipamentos públicos e organizações sociais, visitas monitoradas nos Aterros Sanitários para aprofundamento da pauta “resíduos”, canais diretos de atendimento a população, entre outros apoios.
Há um cuidado com o período eleitoral para não vinculação político partidária, mas sem comprometer as necessidades locais e o fortalecimento dos planejamentos educacionais.
Carlotas segue com articulações intersetoriais para fortalecimento de parcerias em prol de impactos socioambientais estruturantes!
Gostou do texto: Responsabilidade Social: Encerramento e avanços em projetos no mês de Julho?
Leia também: Abril e o bate papo “Por que ESG”?