Matéria para Crianças
Os Jogos Olímpicos surgiram para estimular o interesse dos jovens pelos esportes e, sobretudo, promover a paz entre as nações. Isso porque no período de transição do século 19 para o 20, o mundo vivia uma fase de rivalidade entre alguns países. Muitos anos passaram, e esta éa primeira vez que o Brasil sedia a Olimpíada. Para os brasileiros, ela tem um significado especial e, para todos, traz alguns aprendizados:
• Superação – Ser atleta é superar seus limites sempre, e a superação vai além do físico. Há histórias de atletas que não recebem dinheiro e conquistam resulta dos excelentes. Na Rio 2016, a brasileira Rafaela Silva, medalha de ouro no judô, tem uma história que chama a atenção, por ela ser negra, moradora de uma favela e por ter sofrido ataques racistas em 2012, quando foi desclassificada da Olimpíada de Londres. Após passar por uma depressão, ela reagiu, voltou a lutar e conquistou títulos.
• Vulnerabilidade – É não ter medo de se expor. Assim fez a atleta chinesa Fu Yuanhui, que ficou em 3o lugar nos 100 m costas. Ela ficou muito feliz, deu um show de espontaneidade e mostrou que as emoções fazem parte de nós. Ganhou o título de atleta mais adorável e engraçada da Olimpíada.
• Diversidade – Estamos acostumados a olhar cada nação representada por atletas muito parecidos entre si, com as características de seu país. Mas o mundo mudou e nos misturamos. Um exemplo é o time de ginástica dos Estados Unidos, um esporte que historicamente é representado por brancos e, este ano, está composto por duas atletas negras, uma latina e uma judia.
• Respeito – Com a diversidade, aprendemos o respeito. Afinal, o diferente não é errado, é outra possibilidade. Uma das cenas mais fortes foi a partida de vôlei de praia entre Egito e Alemanha, com atletas com o corpo todo coberto e de biquíni.
• Empatia – Pela primeira vez, a Olimpíada tem um time de dez atletas refugiados de diferentes países.O verdadeiro espírito olímpico é representado por esse grupo, que, sem bandeira, país ou hino, veio participar deste momento de paz entre as nações, no qual, por meio do esporte, podemos olhar para acontecimentos políticos e sociais de maneira mais empática e humana.
Matéria para Educadores
Receber as Olimpíadas em nosso país é sem dúvida um marco que não passará em branco, independente se concordamos ou não. O evento por si só traz uma grande reflexão sobre o papel do esporte ao longo dos anos e, principalmente, o propósito olímpico: a paz entre as nações.
Sem dúvida, Rio 2016 trouxe diversos aprendizados para o país. No entanto, parte dos aprendizados vêm de uma mudança de postura dos atletas e da comunidade mas reflexões de Superação, Vulnerabilidade, Diversidade, Respeito, Empatia merecem destaque.
A partir dessas reflexões, buscar as histórias de cada um desses atletas para que os alunos possam conhecer com detalhes e fazerem uma melhor avaliação dos aprendizados.
Como desdobramento, pode ser trabalhado outros atletas ou situações que estejam dentro desses pilares: Superação, Vulnerabilidade, Diversidade, Respeito e Empatia. O convite é que, em conjunto com os alunos, seja construída a história das olimpíadas a partir dos momentos e contextos históricos de cada edição, comparando com os aprendizados do Rio 2016.
Adoraríamos conhecer as histórias que ouviu pelo e-mail: carlotas@carlotas.com.br.