Setembro é um mês voltado para a reflexão sobre saúde mental, prevenção e combate ao suicídio. O dia 10 deste mês marca oficialmente o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a campanha ocorre ao longo de todo o ano. O Setembro Amarelo é, atualmente, a maior iniciativa global contra o estigma. Em 2024, o tema é “Se precisar, peça ajuda!” Sobre isso, Carlotas dialogou fortemente nas organizações.
A começar pela Tokio Marine, que contou com um webinar aberto para toda companhia sobre Saúde Mental, mediado pelo nosso parceiro Villy Fomin, psicanalista clínico em São Paulo, palestrante e escritor. Neste encontro, ele abordou a inevitabilidade de nossas vidas terem momentos alegres e tristes, as diversas formas de reconhecer e gerir as emoções, a importância de pedir ajuda em momentos difíceis e os contatos de apoio da companhia.
Para um cliente do setor de energia (confidencial), elaboramos um guia com diretrizes sobre o Movimento Mente em Foco (ONU) e as condutas que a organização promove para auxiliar no bem estar mental da sua população.
Ainda sobre saúde mental, mas com uma abordagem específica sobre Assédio Moral e Sexual, a Czarnikow contou com 2 webinars “Relações Respeitosas”, nos quais abordamos as condutas que configuram assédio, seus impactos e como responsabilizar todas as pessoas na prevenção do assédio na companhia. Para estes encontros, tivemos a mediação da nossa querida parceira Gabriele Garcia da Think Twice Brasil.
Na Copa Energia, finalizamos a terceira trilha formativa para gerentes sobre Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI). Nesses encontros abordamos de uma forma empática as questões latentes sobre o tema, o papel da liderança em mitigar os vieses inconscientes e promover o pertencimento de todas as pessoas, bem como as formas de atuar como uma liderança inclusiva e respeitosa.
Já o Bradesco (foto) contou com a ação “Café Sensorial” nas suas 3 unidades (Barueri/SP, Rio de Janeiro/RJ e Curitiba/PR). Esta ação explora os sentidos, através do estímulo ou da ausência dele, visando promover uma reflexão prática sobre nossas percepções de mundo e como nos acostumamos a interagir com as informações recebidas, além de gerar conexão e compartilhamento de experiências entre as pessoas participantes.
Para a CHT, finalizamos a trilha de formação do Comitê de Diversidade, que englobou 4 encontros de muito diálogo e informações relevantes para que desenvolvam ações na companhia e acolham todas as pessoas com empatia, considerando as estratégias, prioridades e desafios levantados pelo grupo e focando no objetivo principal: gerar um ambiente seguro, inclusivo e de pertencimento para todas as pessoas.
Para a Vitru Educação, realizamos um encontro dinâmico e com muito diálogo com a liderança de diversas áreas a fim de coletar informações, desafios e práticas das quais serão base para a futura construção da Política de Diversidade da companhia, documento que firmará o compromisso, diretrizes e direcionamentos em relação ao tema.
Também para a Tokio Marine, realizamos um encontro sobre “Por que diversidade, equidade e inclusão importam?” Ele ocorreu para seus(suas) corretores(as) a fim de informar e sensibilizar esse público sobre o tema, levando os fatores estratégicos para as vendas e também como uma pauta social na qual todas as pessoas são responsáveis em promover um ambiente de respeito para seu público.
Foi um mês de muito trabalho, diálogo e trocas! Até o mês que vem.
Gostou do texto setembro nas empresas?
Leia também: Fevereiro não é só carnaval