Seu Cartola chegou em Carlotas faz tempo e hoje é uma figura muito importante por aqui, ele é o Guia de Pontos de Vista.
Um guia normalmente te leva para visitar lugares interessantes e exóticos, mas o Seu Cartola te leva para conhecer pessoas, ouvir histórias e entender opiniões que as vezes são muito diferentes das suas. Mas quando ele chegou em Carlotas esse nosso amigo não era assim, ele era muito diferente, acredita que ele foi o primeiro personagem a chegar aqui? Veja aqui!
Quando Seu Cartola nasceu o chamavam de “a Cartola”, no feminino, como prega a gramática correta. Mas ele acreditava ser masculino, queria que todos a sua volta reconhecessem que ele era O Cartola, ô e não á: o Cartola. Foi aí que percebeu que apesar de ser uma decisão que só diz respeito ao seu próprio corpo, mudar o artigo era mais difícil do que parecia, o duro mesmo era contar para os outros.
Cartola teve que passar por cada uma! Alguns amigos não ligavam e sabiam que a amizade que tinham por Cartola em nada mudaria. Outras pessoas ficaram em choque, não entendiam o porque da mudança, uma vez que a gramática é clara. Infelizmente, os pais de Cartola não compreendiam sua decisão, eram tão contrários àquela ideia, que fizeram o Cartola escolher: viver em casa OU seguir como a Cartola.
Foram anos muito difíceis para nosso amigo. Ele seguiu morando com seus pais e sendo a Cartola, agindo e se vestindo como era o esperado do feminino. Mas aquela vontade de ser masculino sempre esteve dentro do Cartola. As vezes se manifestava mais forte, as vezes sumia completamente, mas sempre esteve lá.
Um dia, ainda muito jovem, decidiu assumir o artigo masculino e fez as malas porque sabia que precisava se distanciar de quem não aceitava sua decisão. “De hoje em diante sou o Cartola” pensou ele com tanta certeza que seu rosto todo pareceu confiante e seguro de si. Isso era só o começo! Dali em diante teriam muitas visitas médicas, grupos de terapia, um tempo enorme dedicado a transição do ‘a’ para o ‘o’.
As vezes, mesmo cercado de amigos, ele se sentia sozinho. Mesmo sabendo que estava fazendo o que sempre sonhou, se sentia duvidoso. Esses momentos são normais e fazem parte de qualquer mudança. Cartola sabia disso e seguiu em frente. Logo começou a parecer mais masculino, mas seus olhos e coração ainda eram o mesmo.
Quando chegou em Carlotas já era masculino. Seu Cartola apareceu primeiro em um desenho de 2008 e depois em uma série de pinturas de 2011. O personagem também está presente no livro Clara Cabelo Laranja, escrito pela Fabiana Gutierrez e ilustrado por mim. Seu Cartola é um personagem que nos inspira muito aqui em Carlotas.