O fechamento do mês de março na Alemanha não poderia ter outro destaque, senão o III Carlotas Pitch Festival, realizado nos dias 16 e 17 de março e que reuniu cerca de 40 mulheres em Munique. Abaixo um texto que escrevi inspirado no que vivi por lá:
“Este é um texto sobre mulheres incríveis.
Um texto que só vale a sua leitura, se você acreditar no poder transformador da narrativa. Essa história se passou na Alemanha, com histórias incríveis de Marias, Solanges, Patrícias, Fernandas… mulheres que buscavam seu espaço de fala para o mundo. Carlotas atenta, a isso, percebeu a necessidade de oferecer a essas mulheres um espaço de troca, aprendizado e crescimento.
Assim nasceu o Carlotas Pitch Festival, na Alemanha. Um projeto que já está em sua terceira edição, mostrando o sucesso e a grandiosidade do que podemos ofertar, quando nos reunimos com um propósito único, claro, empático e genuíno.
Meu nome é Cintia Menegazzo e pude viver essa experiência nesse mês de março. Estive na terceira edição do Pitch Festival e quero descrever aqui o que presenciei, vivi e jamais esquecerei.”
O Pitch Festival 2024 foi incrivelmente transformador. Para quem viveu e para quem conduziu. Ele transita em praticidade e reflexão. Agilidade e calma na alma. Fala e escuta. Racionalidade e emoção. Um encontro de várias polaridades que vivem em nós, incluindo a cultura do Brasil com a Alemanha. Um projeto grandioso que reúne mulheres para honrar, lapidar e contar as histórias que elas querem para o mundo. Você leu certo: o que elas querem contar ao mundo.
“O palco é seu” foi um dos convites que fizemos a cada uma, para que elas se estruturassem e contassem suas histórias, de maneira impactante e efetiva. Feito para mulheres brasileiras, migrantes na Alemanha, o Pitch tem como foco, apoiar as narrativas que elas contam para o mundo. Narrativas que garantem dignidade, posicionamento e consciência do que são. Mais do que um encontro presencial, o Pitch possibilita a troca e o aprendizado coletivo. É impossível não se emocionar nesse encontro prático, ágil e fortemente impactante. Ninguém sai de um Pitch igual ou menor do que entrou.
“Cada exercício, cada fala, cada troca, promove reflexões significativas nas narrativas que construímos para sobreviver após o Pitch. É muito além das narrativas que usaremos para o trabalho. É sobre o produto chamado você! Você, mulher migrante, que tem uma vida e uma história para contar. Feito para mulheres e conduzido por mulheres, o Pitch tem uma força ímpar e extremamente singular. Só vivendo para saber. O Pitch tem ‘alma’, tem personalidade e impacto. O Pitch é tudo o que uma mulher pode ser!”
Gostou do texto Sobre Mulheres Incríveis?
Leia também:A história de mulheres migrantes, muito bem contada! – Carlotas