Hoje o dia amanheceu dançante no mundo de Carlotas. Chegou Sono, um menino que com sua dança contagiante envolve todos e não deixa ninguém parado. Mas não pense que por ter o nome de sono ele é devagar ou sonolento. Pelo contrário, as pessoas dizem que é só chegar perto dele que você já sente vontade de sair mexendo o corpo. Até dormindo ele mexe os pés! Você conhece alguém assim?
Imaginem vocês uma pessoa que gosta de cantarolar o dia inteiro, mesmo quando precisa ficar em silêncio ele continua a melodia na sua cabeça. Sentado na sala de aula está sempre a balançar os pés, vez em quando você vê ele batendo o lápis na mesa ao mesmo tempo que seu pescoço faz a cabeça virar de um lado para o outro.
Ele tem uma vida muito animada, afinal, ele gosta de tudo que faz. Por mais corriqueira que seja a tarefa o Sono nunca boceja, está sempre sorrindo e com seus olhos brilhando. Quando fica doente sua mãe pede para ficar em casa, ele não gosta muito de ficar parado –já deu para perceber – por isso ele não gosta desses dias, e falta paciência para esperar a febre passar. E logo que a temperatura cai ele pega seu tambor e usar sua criatividade permitindo-lhe buscar forças para dançar mesmo que cansado.
E quando o vírus vai embora voltam a diversão e as gargalhadas que podem ser ouvidas de longe. Nas festas de aniversários dos seus amigos, ele é o rei da pista, convida as pessoas a mexerem o corpo e a inventarem novos passos e juntos criam suas danças prediletas. Afinal, há pessoas que dançam apenas com a cabeça; outras preferem mexer apenas as mãos, eu gosto de dançar com o joelho, já o Sono usa o corpo todo para de remexer. Ele respeita todas as danças, mas adora fazer os passos que imitam os movimentos dos bichos da selva.
E não termina por aí: Sono tem um sonho de conversar e dançar com crianças do mundo inteiro. Nós sempre falamos sobre isso! Sobre fazermos uma festa e convidarmos todas as crianças do mundo! Imagina que farra! Mesmo muito novo Sono já aprendeu a falar vários dialetos, mas ainda faltam muitos. Assim, quando encontra alguém que não sabe seu idioma, Sono vai logo conversando com os olhos ou chamando para dançar, e assim já começam as gargalhadas.
Sono ensina que a linguagem da comunicação vai muito além da fala ou do idioma. Ele se comunica com todo mundo através da dança e do sorriso.