Susi nos ensina sobre ser canhoto

Susi e sua história foram inspiradas no personagem Willi, criado pela presidente da Associação dos Canhotos de Munique, Agnes Maria Forsthofer.

Susi é uma menina que adora flores. Ela acha que as flores deveriam nascer em qualquer lugar: no jardim, no poste de luz ou naquele muro cinza atrás da lata de lixo. Tanto faz porque ”flores alegram a alma”, diz ela.

Susi é um pouco diferente dos seus amigos, por quê? Não se percebe logo de cara mas ela tem, como eu e você, uma cabeça, um corpo e um coração recheado de emoções. A diferença é que ela usa – como poucas pessoas – a mão esquerda pra se pentear, mandar beijo, telefonar e colher as flores no jardim da Dona Terra.

”Não tem problema“, ela pensa. Muito pelo contrário, pois as pessoas quando a vêem dizem: ”lá vem a menina do cabelo vermelho que faz tudo com os pés nas costas”. Ela sorri porque às vezes sente exatamente isso…

Antigamente, contava sua avó, os canhotos não eram tratados com muito respeito. Há histórias terríveis só porque eles faziam as coisas com a mão esquerda ao invés da direita. É difícil imaginar uma coisa dessas nos dias de hoje. ”Ainda bem“, desabafa aliviada. Isso já faz muito tempo, mas o que as pessoas sabem sobre os canhotos hoje em dia? Além de que eles escrevem com a mão esquerda, quase nada.

Os canhotos são assim porque usam mais o lado direito do cérebro. Pessoas destras, ou que fazem a maioria das coisas com a mão direita, usam mais o lado esquerdo do cérebro. Isso é genético.

Susi não gosta muito de matemática e lógica. Mas quando se trata de procurar e contar as folhas dos trevos da sorte, ela é a primeira a se manifestar! Criatividade, felicidade e cuidar dos outros são suas maiores virtudes. Se isso tem a ver com o fato dela ser canhota, ela não sabe.

Duas coisas ela queria ganhar de aniversário: um apontador e uma tesoura de jardim, para canhotos, é claro!

Já faz um tempo que ela tem se sentido como se tivesse um anjo da guarda canhoto ao seu lado. Esquerdo. Ele quer convencê-la a aprender a tocar violão. Será que isso é possível com a mão esquerda? E por que nao?, susurra ele confiante!

Uma noite dessas, Susi sonhou que estava em um planeta lá à esquerda do fim do universo. Quando ela abriu os olhos, ela estava em Linkofotia e a primeira pessoa que a veio receber foi Willi!

Se quiser saber mais sobre nossos projetos ou se tiver interesse em contribuir de alguma forma com conteúdo alinhado ao nosso propósito ou ideias, envie-nos uma mensagem que entraremos em contato com você o mais rápido possível!.