O início do ano letivo nos remete para as principais temáticas que poderão ser discutidas ao longo deste ano na educação. Sendo assim, o site PORVIR – principal plataforma de jornalismo e mobilização sobre inovações educacionais no Brasil – listou 08 temas importantes para serem dialogados na escola.
Trarei aqui os 03 principais.
1. Mudanças Climáticas
Novembro acontecerá em Belém a COP 30 – Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima. Um encontro global anual onde líderes mundiais, cientistas, organizações não governamentais e representantes da sociedade civil discutem ações para combater as mudanças do clima. A COP 30 representa uma oportunidade histórica para o Brasil reafirmar seu papel de liderança nas negociações sobre mudanças climáticas e sustentabilidade global.
Para começar a conversa sobre o tema, o time de educação lançou no ano passado o Material Dona Terra – Práticas Ambientalmente Responsáveis. Nele você encontrará algumas ideias práticas para trabalhar sua postura ambientalmente responsável, principalmente no contexto escolar.
2. Educação Antirracista
Em um contexto de transformação educacional, a educação antirracista se consolida como um dos pilares essenciais para a construção de uma sociedade mais igualitária. Aqui em Carlotas, o tema tem sido discutido desde 2022 e foi a partir deste diálogo que tivemos com as escolas parceiras que surgiram alguns materiais de apoio como o Guia de Raça e Etnia para a escola e alguns jogos como Jogo Conexões Raça e Etnia para Estudantes e o Jogo “Risque do Vocabulário para Educadores e Estudantes. O objetivo aqui é sensibilizar os jogadores sobre o impacto das falas de origens preconceituosas ainda presentes no nosso diálogo.
3. Tempo de tela e Atividades Offline
Em janeiro, foi sancionado o Projeto de Lei 104/2015, que restringe o uso de aparelhos eletrônicos portáteis, especialmente celulares, nas escolas públicas e privadas do ensino básico em todo o Brasil. Que tal iniciar esta conversa com as famílias? Elaboramos uma Trilha Parceria Família Escola e no Capítulo 05 dialogamos sobre o tempo de tela e as atividades offline. Nela trouxemos algumas diretrizes da sociedade brasileira de pediatria para refletirmos sobre a importância de equilibrar o uso da tecnologia com brincadeiras que estimulem a imaginação.
Para saber quais serão os outros temas relevantes discutidos nas escolas clique aqui.
Gostou do texto Temas importantes para a Educação em 2025?
Leia também: Os melhores artigos do ano