Desde 1995, dia 16 de novembro é o Dia Internacional Da Tolerância. Uma data estabelecida pela Unesco para engajar pessoas em temas importantes relacionados a Direitos Humanos, especificamente a Declaração de Princípios sobre Tolerância, clique aqui para ler na íntegra.
Há 28 anos comemorações e celebrações do Dia da Tolerância enfatizam os valores da Carta das Nações Unidas e da Declaração Universal dos Direitos Humanos.
Mas afinal, o que é tolerância?
Tolerância refere-se à capacidade de aceitar e respeitar as diferenças, opiniões, crenças, práticas, e comportamentos de outras pessoas, mesmo quando discordamos delas. Envolve a disposição de conviver harmoniosamente com diversidade, promovendo a compreensão mútua e o respeito, independentemente das diferenças culturais, étnicas, religiosas, políticas, ou de qualquer outra natureza.
“Tolerância é o respeito, a aceitação e a apreciação da rica diversidade das culturas de nosso mundo, nossas formas de expressão e maneiras de sermos humanos.”
– Declaração de Princípios sobre Tolerância da UNESCO, 16 de novembro de 1995.
A tolerância não implica necessariamente concordar com as ideias ou práticas dos outros, mas sim reconhecer o direito das pessoas serem diferentes e respeitar essa diversidade. Em uma sociedade onde a tolerância é plena, as pessoas são livres para expressar suas opiniões e viver de acordo com suas crenças, desde que não prejudiquem os direitos e a liberdade dos outros.
Promover a tolerância é fundamental para construir sociedades inclusivas, onde a diversidade é valorizada e celebrada.
Isso contribui para a paz, a cooperação e o entendimento entre diferentes grupos, minimizando conflitos baseados em diferenças. A tolerância é um princípio-chave em direitos humanos e é frequentemente associada a valores como igualdade, justiça e dignidade.
Por aqui em Carlotas falamos muito sobre tolerância, uma vez que nossas ações são focadas na EMPATIA e no RESPEITO.
Gostou desse texto, leia também o artigo sobre “O que é Intolerância Religiosa?”