Como sair de uma perspectiva de violência contra mulheres para a perspectiva de construção de ambientes saudáveis?
Esse foi um dos vários questionamentos trazidos na Live de 2020 por Mafoane Odara, mestre em Psicologia e com uma carreira em grandes empresas como o Instituto Avon, Meta e hoje atua na Zamp como Diretora de Pessoas, Cultura e Transformação. Foi uma conversa dentro do Projeto Perspectivas onde a Mafoane conversou com a Fabiana Gutierrez cofundadora de Carlotas e Fernanda Quintas do Instituto Think Twice.
O objetivo desta conversa foi discutir sobre o papel das empresas no combate à violência de gênero. Aqui, não estamos falando somente da violência física, mas principalmente do assédio sofrido por mulheres no ambiente laboral.
Mafoane abordou também a violência relacionada às mulheres negras. Quando olhamos como se todas as mulheres fossem iguais, somos incapazes de reconhecer que a perversidade é maior e funciona de forma diferente para as trabalhadoras negras.
O apoio e acolhimento das vítimas é importantíssimo, porém a pauta nessa live vai além no sentido de trazer espaços de reflexão para que possamos revisitar nossa postura e responsabilização e assim promover a transformação social.
Gostou da Live violência de gênero, o papel das empresas?
Assista também Combate ao Assédio com Nadja Brandão