Visível e Invisível – A Vitimização de Meninas e Mulheres no Brasil

Março, tradicionalmente marcado pela celebração da mulher, entra para a história mais uma vez com notícias alarmantes, como o trágico caso da morte da adolescente Vitória Regina de Souza e os preocupantes dados divulgados pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

A quinta edição da pesquisa “Visível e Invisível: Vitimização de Meninas e Mulheres” apresenta informações inéditas sobre as diversas formas de violência vivenciadas por meninas e mulheres brasileiras nos últimos 12 meses.

O levantamento, realizado com brasileiras a partir de 16 anos, revela um crescimento expressivo em todas as formas de violência analisadas. Esse aumento contínuo pode, infelizmente, culminar na forma mais extrema de vitimização: o feminicídio.

Desde a primeira edição da pesquisa, em 2017, até os dados mais recentes, a porcentagem de agressões cometidas por parceiros íntimos – como marido, namorado ou companheiro – mais que dobrou, passando de 19,4% para 40% dos casos. O estudo entrevistou 1.040 mulheres, residentes em 126 municípios de diferentes portes em todo o país, entre os dias 10 e 14 de fevereiro de 2025.

Entre os tipos de violência mais relatados, os insultos, xingamentos e humilhações ocupam a primeira posição. Em seguida, a agressão física, manifestada por tapas e chutes, aparece como a segunda mais frequente. Já em terceiro lugar, empatam as ameaças de agressão e a perseguição, conhecida como stalking.

Uma novidade desta edição foi a inclusão da divulgação não autorizada de imagens ou vídeos íntimos como uma forma de violência, conduta já tipificada como crime pelo artigo 2018-C do Código Penal. Esse fenômeno, muitas vezes chamado de “pornografia de vingança”, expõe as vítimas a humilhação pública, danos psicológicos e até prejuízos materiais, como a perda do emprego ou o rompimento de vínculos familiares.

Os dados, embora não surpreendam, continuam a ser motivo de grande preocupação. Esperamos que sua divulgação sirva como um guia para que o Estado desenvolva políticas públicas eficazes e baseadas em evidências, garantindo segurança, dignidade e proteção a milhões de brasileiras.

 

Gostou do texto: “Visível e Invisível – A Vitimização de Meninas e Mulheres no Brasil“?

Leia também: “Luta contra Violência Doméstica

Se quiser saber mais sobre nossos projetos ou se tiver interesse em contribuir de alguma forma com conteúdo alinhado ao nosso propósito ou ideias, envie-nos uma mensagem que entraremos em contato com você o mais rápido possível!.