Você conhece a Galera do Click?

4 fotógrafos da Galera do Click sentados em um sofá laranja, como o do show Friends

Até o início do século 20, a expectativa de vida de uma pessoa com Síndrome de Down era de cerca de 10 anos. Hoje, os indivíduos com a condição, causada por uma alteração genética no cromossomo 21, vivem em média, 60 anos, segundo estudos e organizações nacionais e internacionais. A expectativa de vida no Brasil, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é de 77 anos. Existem alguns motivos para o aumento da expectativa de vida do homem e da mulher com a trissomia do 21 como o avanço da medicina e a inclusão.

Em 2024 lançamos o livro “Diversidade, Equidade, Inclusão e Pertencimento – o Poder Transformador das Relações,” escrito por uma das sócias fundadoras de Carlotas, Fabiana Gutierrez. Para o dia do lançamento contratamos pela primeira vez a Galera do Click para fotografar nossos convidados e o evento como um todo. Adoramos a entrega deles e já viramos fãs! 

Para entender melhor e divulgar o trabalho da empresa, conversei com Sandra Reis, fundadora da Galera do Click.

Sandra conta que a Galera surgiu através de um pedido de seu filho do meio chamado Felipe. Ele tem Síndrome de Down e desde muito cedo, observando os outros irmãos se relacionarem com outras pessoas, pediu para ela um grupo de amigos(as) também. Sandra percebeu que algumas pessoas não queriam se relacionar com seu filho e foi a partir daí que ela decidiu reunir jovens com deficiência para dar aulas de fotografia.

Em 2013, surge a Galera do Click e o objetivo principal é profissionalizar jovens com deficiência intelectual na área de fotografia e tornar-se uma instituição do terceiro setor inovadora, que prima pela excelência através de ações inclusivas que valorizem o indivíduo.

Nas aulas de fotografia, com auxílio de equipamentos diversos, são transmitidas noções do universo audiovisual como: diferentes tipos de luz, composição, enquadramento, direção e sobretudo é estimulada a criatividade, a percepção sobre o outro e sobre si mesmo e os diferentes tipos de olhar de cada um sobre o mesmo foco. Hoje são 80 jovens fotógrafos que já fotografaram muitos eventos por aí.  

Um grupo de adolescentes com câmeras em mãos e uma mulher a frente tirando a Selfie
Um grupo de fotógrafos junto com a Sandra, a direita.

Incluir, é acima de tudo sentir-se pertencente a um grupo garantindo que todas as pessoas tenham valor, respeito e as mesmas chances na sociedade. A fotografia permitiu o protagonismo desses(as) jovens e além disso, é um instrumento potente de inclusão!

Quer saber mais sobre essa Galera, acesse o Insta da Galera aqui.

 

Gostou do texto: “Você conhece a Galera do Click?”

Leia também: Marcos na luta por direitos das pessoas com deficiência no Brasil

Se quiser saber mais sobre nossos projetos ou se tiver interesse em contribuir de alguma forma com conteúdo alinhado ao nosso propósito ou ideias, envie-nos uma mensagem que entraremos em contato com você o mais rápido possível!.