Na semana em que comemoramos o dia da consciência negra, a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SME) e a Universidade Zumbi dos Palmares divulgaram o vencedor do “Festival Afro Minuto – Flink Sampa”.
O concurso tem como finalidade estimular estudantes a promoverem o reconhecimento, valorização e respeito à diversidade étnico-racial brasileira, cultura afro-brasileira e africana a partir de produções audiovisuais, com duração de até 1 minuto.
Homenagem aos 20 anos da Universidade Zumbi dos Palmares e seu patrono foi o tema deste ano do Festival Afro Minuto.
Uma das Escolas vencedoras foi nossa parceira EMEI Professora Dinah Galvão. Abaixo a contribuição da escola, o vídeo vencedor que conta a vida e a luta de Zumbi e Dandara dos Palmares.
Divulgar projetos que tem como protagonistas crianças pequenas é não esquecer que a nossa sociedade foi constituída por meio da escravidão, do racismo e de injustiças. Apesar da conquista de algumas melhorias, sabemos que estamos bem distantes da inclusão, equidade e da valorização de todas as pessoas.
Assim como Zumbi, um super herói de verdade, precisa ser lembrado e homenageado, muitos outros heróis e heroínas que lutaram pela liberdade e pela igualdade também merecem ter suas histórias contadas e reconhecidas. Essa é uma oportunidade de fortalecer a identidade e o pertencimento das crianças, valorizando as raízes culturais e históricas que moldaram o Brasil.
Gostou do texto Zumbi e o Festival Afro Minuto?
Leia também: Dia nacional de combate ao racismo e os termos que devem ser riscados do vocabulário.