Zumbi, Dandara e o Festival Afro Minuto

Uma ilustração infantil colorida de duas pessoas de mãos dadas, rodeadas por vários corações vermelhos desenhados, simbolizando Zumbi e Dandara

Na semana em que comemoramos o dia da consciência negra, a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SME) e a Universidade Zumbi dos Palmares divulgaram o vencedor do “Festival Afro Minuto – Flink Sampa”.

O concurso tem como finalidade estimular estudantes a promoverem o reconhecimento, valorização e respeito à diversidade étnico-racial brasileira, cultura afro-brasileira e africana a partir de produções audiovisuais, com duração de até 1 minuto.

Homenagem aos 20 anos da Universidade Zumbi dos Palmares e seu patrono foi o tema deste ano do Festival Afro Minuto.

Uma das Escolas vencedoras foi nossa parceira EMEI Professora Dinah Galvão. Abaixo a contribuição da escola, o vídeo vencedor que conta a vida e a luta de Zumbi  e Dandara dos Palmares.

Divulgar projetos que tem como protagonistas crianças pequenas é não esquecer que a nossa sociedade foi constituída por meio da escravidão, do racismo e de injustiças. Apesar da conquista de algumas melhorias, sabemos que estamos  bem distantes da inclusão, equidade e da valorização de todas as pessoas.

Assim como Zumbi, um super herói de verdade, precisa ser lembrado e homenageado, muitos outros  heróis e heroínas que lutaram pela liberdade e pela igualdade também merecem ter suas histórias contadas e reconhecidas. Essa é uma oportunidade de fortalecer a identidade e o pertencimento das crianças, valorizando as raízes culturais e históricas que moldaram o Brasil.

Gostou do texto Zumbi e o Festival Afro Minuto? 
Leia também: Dia nacional de combate ao racismo e os termos que devem ser riscados do vocabulário.

 

Se quiser saber mais sobre nossos projetos ou se tiver interesse em contribuir de alguma forma com conteúdo alinhado ao nosso propósito ou ideias, envie-nos uma mensagem que entraremos em contato com você o mais rápido possível!.