O que é beleza?

Março terminou, mas aqui em Carlotas ainda temos histórias para contar sobre ele. Deixarei aqui a feliz notícia de mais um encontro que tive com brasileiras que vivem na Alemanha. Eu e Carla Scheidegger comemoramos o Dia Internacional das Mulheres em círculo, no projeto “Espelho – Mulheres em Diálogo”, que acontece por lá. Em sua quinta edição, o tema eleito foi complexo, corriqueiro e também diverso do ponto de vista da experiência de cada uma que aceitou o convite para esta jornada coletiva: beleza e suas implicações na vida das mulheres.

Afinal, o que é ser bonita para você?

Abrimos nosso círculo admirando o trabalho da fotógrafa romena Mihaela Noroc, “O Atlas da Beleza” The Atlas of Beauty . Cada participante escolheu uma foto e descreveu a beleza enxergada na mulher retratada. Um sorriso, uma expressão, uma força interna, as marcas da história. Nada de beleza de revista.

Mas afinal, existe um padrão de beleza? Quem o define? Quem pode/ consegue se encaixar nele e quem se beneficia disso?

Seguimos nossa conversa sobre a epistemologia e os mecanismos da “beleza” em nossas vidas e porque ainda nos deixamos influenciar tanto por eles. Deixo aqui uma passagem do livro O Mito da Beleza de Naomi Wolf.

A “beleza” é um sistema monetário semelhante ao padrão ouro.

Como qualquer sistema, ele é determinado pela política e, na era moderna no mundo ocidental, consiste no último e melhor conjunto de crenças a manter intacto o domínio masculino.

Ao atribuir valor às mulheres numa hierarquia vertical, de acordo com um padrão físico imposto culturalmente, ele expressa relações de poder segundo as quais as mulheres precisam competir de forma antinatural por recursos dos quais os homens se apropriaram.

Conversar com mulheres brasileiras que estão na Alemanha é lembrar que todas ali vivem longe de suas raízes e também, de uma parte de seu círculo social e familiar, dos lugares conhecidos, de amigos. A forma com que a beleza é vista e cultivada aqui também é bem diferente daquela que temos lá. Mesmo assim, encontramos um lugar comum nas estatísticas, no que diz respeito à preocupação com a aparência:

9 em cada 10 mulheres alemãs se dizem insatisfeitas com seu corpo.

Nosso último dia falamos sobre a quanto a beleza também está relacionada à autoestima. Na prática, a baixa autoestima é interpretada pelo corpo como sinal de stress e utilizar algumas estratégias como ser generosa consigo mesma, confiança e autenticidade nos ajudam a mantê-la equilibrada.

Enfim, foram 03 dias de muita reflexão. Falar sobre beleza é compreendê-la de várias maneiras. Nosso objetivo foi refletir sobre a riqueza dos vários tipos e desconstruir o padrão que nos foi imposto.

Se quiser saber mais sobre nossos projetos ou se tiver interesse em contribuir de alguma forma com conteúdo alinhado ao nosso propósito ou ideias, envie-nos uma mensagem que entraremos em contato com você o mais rápido possível!.