Saiu no JOCA: O que é diversidade?

Matéria para crianças

Você já deve ter ouvido a palavra diversidade, mas sabe o que significa? Ao contrário do que as pessoas pensam, não é apenas sobre diferenças.

Não caracteriza, define ou agrupa o que é diferente de um padrão. Significa também um grupo múltiplo, plural, de muitas possibilidades. Quando entendemos assim, faz muita diferença. Porque deixamos de olhar o “fora do padrão” (diferente) e assumimos muitas alternativas (possibilidades).

E esse é o propósito da Semana da Diversidade, que será realizada em São Paulo, de 19 a 23 de março. A ideia é fazer com que as pessoas olhem os “diferentes” como possibilidade e pensem como eles podem ser incluídos no dia a dia.

Serão cinco dias com várias atividades, eventos, apresentações e ações para promover o diálogo sobre aceitação da diversidade étnica, cultural e de gênero. Como parte dessas ações, no dia 20 de março, domingo, no Parque do Ibirapuera, acontecerá o 2o Caminha Down, um passeio pelo parque para chamar a atenção para as crianças portadoras da síndrome de Down. Carlotas terá um espaço lá para trazer muita empatia para esse evento.

Matéria para educadores

Trabalhando a Diversidade

Aproveitando a Semana da Diversidade, trouxemos para os alunos o convite para refletir sobre o tema e, se possível, participar desse evento.

Quando falamos de diversidade, pensamos sempre no diferente, no que não segue o mesmo padrão que nós, e, mesmo sem querer, associamos a algo errado. No entanto, diversidade também significa pluralidade, multiplicidade. O conceito de diferente fica entre algo simplista, dúbio, ­certo/errado, conhecido/desconhecido, normal/diferente. O plural é muito, é possibilidade, é variedade. Entender esse conceito por si só já traz algumas opções de trabalho e diálogo com as crianças e jovens. Não precisamos pensar em diversidade como algo distante. Diversidade cultural, de gênero e étnica. Que tal a forma de pensar, estudar e se expressar?

Isso acontece todos os dias na sala de aula, em casa, com amigos. Isso também é diversidade.

Algumas ideias de trabalho com os alunos aproveitando a Semana da Diversidade: ­

Identificar as origens / histórias familiares de cada um, explorar os costumes que ainda mantém. O que é semelhante e o que é diferente? ­ Dentro do olhar das origens familiares, aproveitar os países e grupos étnicos que apareceram e convidá-­los a estudar esses grupos. Algumas questões para nortear os estudos: ­ região que está localizado na Terra. ­O que a localização influencia nos costumes ­ hábitos alimentares, comportamento, roupas, moradia, música.

Para os mais velhos pode­-se explorar as questões de geografia e as atividades econômicas. ­ Pode ser feito em grupos e cada um pesquisa um país / etnia ou todos pesquisam apenas um mas são separados por tema (comida, música, religião, geografia, economia, história).

As apresentações podem ser feitas das mais diversas formas envolvendo teatro, música, culinária, histórias escritas ou contadas ou qualquer outro formato que os alunos queiram utilizar. ­ Identificar habilidades e preferências por matérias e as dificuldades. Criar um quadro de troca de ajuda entre os alunos formando grupos de estudos para, pelo menos, as principais disciplinas.

No site www.semanadadiversidade.com.br, você pode encontrar a programação completa das atividades que acontecerão de 19 a 23 de março, mas gostaríamos de fazer um convite especial. No domingo, dia 20 de março, terá o 2o CaminhaDown no Parque do Ibirapuera (em São Paulo) e Carlotas estará presente lá.

Venha participar e conversar conosco, queremos muito conhecer você e seu trabalho de perto. Faça sua inscrição pelo site: www.caminhadown.com.br.

Esse post foi baseado na nossa colaboração para o Jornal Joca – 1a quinzena – Março de 2016.

Se quiser saber mais sobre nossos projetos ou se tiver interesse em contribuir de alguma forma com conteúdo alinhado ao nosso propósito ou ideias, envie-nos uma mensagem que entraremos em contato com você o mais rápido possível!.