Setembro foi mais um mês preenchido por ações muito importantes no ExploreCarlotas. Totalizamos 37 encontros presenciais para dialogar sobre a qualidade das relações no ambiente educacional. Assim como nos outros meses, nos dedicamos a criar espaços seguros de diálogo para sensibilizar, refletir e treinar posturas mais empáticas e acolhedoras. Foi um mês onde vimos florir algumas relações que já vêm sendo plantadas e cuidadas há um bom tempo.
Um dos destaques de nossas ações nesse mês foi a conclusão de ciclos de encontros dos adolescentes do Fundamental II (6º a 9º) de duas escolas parceiras do projeto (EMEF Antenor Nascentes e EMEF Amélia Rodrigues). Realizamos 4 encontros com cada grupo de jovens. Iniciamos com uma atividade de escuta coletiva usando a metodologia do World Café para investigar os diferentes pontos de vista e levantar as temáticas relevantes para cada grupo; no segundo encontro dialogamos sobre respeito e empatia; já no terceiro momento, aprofundamos nas temáticas escolhida pelos grupos – o bullying e a saúde emocional; e finalizamos os ciclos construindo instalações artísticas para que eles compartilhações as principais reflexões com o resto da escola. Quase 140 jovens participaram do projeto e juntos iniciamos um processo de abertura do diálogo para os temas dentro da escola. Não há dúvidas de que ainda temos um longo caminho a percorrer, mas foi muito gratificante participar deste começo!
Outro momento marcante deste mês foi um encontro realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Osasco. Estivemos presentes em um encontro com as(os) coordenadoras(es) pedagógicas(os) das unidades escolares em que falamos sobre ações e posturas inclusivas no contexto escolar. Nosso time de educação abriu um diálogo sobre a empatia como ferramenta de construção de vínculos na escola e foi incrível. Encontramos parceiras de longa data e conhecemos pessoas que estão realizando projetos impressionantes em suas comunidades escolares. Fechamos o encontro convidando as(os) profissionais a aprofundarem os estudos através da nossa plataforma de EAD.
Falando em plataforma, não podemos deixar de mencionar que temos novidades por lá!! Atualizamos o nosso conteúdo e agora você pode acessar gratuitamente nossos guias e materiais sobre educação emocional, acesse aqui. Eles contém reflexões, descrição de atividades e muitas inspirações para transformar sua prática no chão da escola. Nos conte o que achou e o que mais você gostaria de ver por lá!
Outro movimento marcante para nossa equipe foi o encerramento de mais um ciclo de encontros com as adolescentes da Fundação CASA. Realizamos este projeto desde 2016 em parceria com o Instituto Mundo Aflora. Promovemos encontros permeados por dinâmicas e atividades sobre o desenvolvimento das competências socioemocionais e fortalecimento de vínculos. Focamos em criar um espaço seguro e acolhedor para pensar sobre nossas emoções e desenvolver ferramentas potentes de diálogo e conexão. Esse é um trabalho que nos emociona e tem deixado marcas profundas em cada uma de nós.
Esse mês também teve explosão de emoções! A EMEF Marechal Bittencourt realizou um Chá das Avós, um dia dedicado a homenagear as avós dos estudantes. Fomos convidadas para participar com a contação do livro Saudade Sabor Chocolate!! A Fabi Gutierrez contou a história do livro e entre lágrimas e sorrisos, desfrutamos da presença de mais de 300 pessoas. Foi lindo e muito emocionante!
Para completar a nossa jornada, esse mês ainda contou com um momento de encontro entre a nossa equipe. Tivemos o privilégio de visitar o Museu da Empatia, que estava em São Paulo. A Fe Gutierrez narrou lindamente essa experiência pela sua perspectiva e muito em breve você poderá ler o seu texto na íntegra aqui em nosso jornal.
Finalizamos mais um mês inspirador e gostaríamos de agradecer todas as parcerias que estão apoiando o crescimento do projeto. Transformar as nossas ações exige coragem e dedicação. Obrigada por se permitirem caminhar com a gente!