Iniciativas de Inclusão e Sustentabilidade Avançam

Aula do do Programa Conectaê

Iniciamos o mês de outubro com mais uma aula presencial do Programa Conectaê, realizado pela Lwsa em parceria com Carlotas e o Ministério Público, que tem como objetivo promover a empregabilidade de jovens do sistema de acolhimento da cidade de São Paulo.

Os adolescentes passaram o dia na sede da empresa, participando de aulas sobre o mercado de trabalho com a recrutadora Gabriela Garcia. De maneira leve e divertida, realizamos simulações de entrevistas, praticamos a escrita de cartas de apresentação, a elaboração de currículos e também abordamos dicas de comunicação e comportamento no ambiente de trabalho. Os funcionários das instituições de acolhimento também participaram de uma formação sobre comunicação empática.

O ponto alto do encontro foi a apresentação de uma das jovens do programa, que compartilhou sua experiência ao descobrir uma perda auditiva severa e como o diagnóstico impactou sua trajetória. Ela também relatou como foi o processo de adaptação na escola e em outros espaços de convivência com pessoas ouvintes. Atualmente estuda em uma escola bilíngue e está aprendendo Libras. Além disso, ela ensinou alguns sinais em Libras, o que despertou a curiosidade e gerou um momento muito bacana de interação com a turma.

No Programa Sementes do Brasil, realizado pela Tokio Marine e que também capacita jovens do sistema de acolhimento, foram abordados temas como Atendimento ao Cliente, Atualidades, Noções Básicas de Seguros e ESG, além das aulas do SENAC, que capacitam para o uso de ferramentas do Pacote Office. Também tivemos a oportunidade de ouvir os mentores, que são voluntários, funcionários da Tokio Marine, sobre o desenvolvimento dos adolescentes. Cada jovem tem sessões semanais de acompanhamento individual com os mentores, nas quais são trabalhadas orientações específicas para o seu desenvolvimento profissional. Durante as reuniões de monitoramento das mentorias, alguns desafios comuns são endereçados, assim como são levantadas as questões individuais de cada jovem que necessitam de algum tipo de suporte por parte da Carlotas.

E mantendo nosso compromisso com a empregabilidade de jovens, no dia 16 de outubro as sócias Andréa Rissardo e Fabiana Gutierrez participaram do 2º encontro da Jornada de Conhecimento Jovem Aprendiz organizado pelo Movimento Educa 2030 do Pacto Global. Nesse encontro foi abordado a responsabilidade e o compromisso das empresas com o desenvolvimento socioeconômico do Brasil, tendo os jovens como força motriz desse movimento. O encontro seguiu com um debates sobre os desafios e oportunidades das vagas de jovem aprendiz, bem como construção de soluções para ressignificar programas como esse dentro das organizações. 

Nos territórios de Jambeiro e Americana os projetos seguem com encontros de educação ambiental junto às escolas públicas das regiões, apoio às campanhas de saúde e segurança nos Municípios. Após o período eleitoral iniciaremos o processo de planejamento integrado ao poder público e comunidade. 

No Cabuçu finalizamos o projeto de Educação Ambiental e Saúde junto aos agentes de saúde da família. Foi um encontro importante para partilha dos aprendizados, construção de novas propostas de intervenções a partir dos desafios mapeados ao longo dos encontros. Desejamos muito sucesso na continuidade desse movimento!

Gostou do texto: “Iniciativas de Inclusão e Sustentabilidade Avançam”?

Leia também: Setembro ampliando o compromisso com a educação

Se quiser saber mais sobre nossos projetos ou se tiver interesse em contribuir de alguma forma com conteúdo alinhado ao nosso propósito ou ideias, envie-nos uma mensagem que entraremos em contato com você o mais rápido possível!.