Nossos Combinados: Um Caminho para Diálogos mais respeitosos

Grupo de mulheres sorrindo e conversando em uma sala com estantes cheias de livros coloridos, ao redor de uma mesa com materiais escolares e um notebook.

Quando você inicia um diálogo ou uma conversa em grupo, o que te faz sentir seguro para participar?

São as pessoas ao seu redor? O assunto em pauta? Ou a certeza de que sua voz será escutada e valorizada?

Aqui em Carlotas, acreditamos que um bom diálogo começa com um ambiente seguro e acolhedor. E para construir esse espaço, criamos juntas alguns combinados, acordos simples, mas poderosos, que garantem que todas as pessoas se sintam respeitadas, pertencentes e confortáveis para se expressar.

Os combinados não são regras fixas, mas convites para refletirmos sobre nossas interações e cuidarmos uns dos outros. Eles nos ajudam a estar mais atentos(as) às nossas percepções, julgamentos e decisões ao longo da experiência. Aqui, cada pessoa tem um papel fundamental na construção desse ambiente. É essencial que você se sinta parte da conversa. 

Conheça alguns de nossos combinados:

Tudo é um convite

Cada participação, pergunta, atividade, fala e cada troca de ideias são convites, nunca imposições. Você pode contribuir no momento que fizer sentido para você, sem sentir pressionado(a) para falar ou se expor. Nosso convite é que você se permita estar presente e participar do seu jeito, respeitando seu tempo e sua vontade.

Treine sua presença

Ao estarmos juntos(as) neste espaço, a atenção plena faz toda a diferença. Isso significa realmente estar presente, escutando de verdade e se conectando com o momento. Deixe de lado as distrações e permita-se viver a experiência por inteiro(a). Sua presença faz a diferença para o grupo!

Escute atentamente 

Acreditamos que a escuta é uma ferramenta poderosa como caminho de encontro para compreender o outro.  Quando escutamos com atenção plena e sem julgamentos, criamos um espaço seguro para expressar emoções, sentimentos e necessidades. É um exercício para fortalecer conexões e construir relações mais saudáveis. Escutar com atenção é mais do que apenas ouvir palavras, é se conectar com o outro.

Risadas sim, Risadinhas não

Você sabe dizer qual é a diferença entre “Risada” e “Risadinha”?

Partimos do pressuposto que a risada é quando rimos com o outro, compartilhando um momento de leveza, alegria e conexão. Já a risadinha é quando rimos do outro, o que pode gerar constrangimento e exclusão.

Aqui em Carlotas, valorizamos o humor saudável, que aproxima e fortalece os vínculos, sem desrespeitar ou diminuir ninguém. O convite é para nos divertirmos juntos(as), sempre com empatia e cuidado. Afinal, o riso deve ser uma ponte, não uma barreira. 

Fale em primeira pessoa

Tendemos, no dia a dia, a terceirizar a responsabilidade e culpar o outro pelas situações que acontecem na escola, na sociedade, em casa… Mas e se olharmos para dentro e reconhecermos nossa própria perspectiva e papel nas experiências que vivemos?

Aqui, convidamos você a falar de si, expressando suas experiências, sentimentos e percepções em primeira pessoa. Em vez de dizer “as pessoas sempre fazem isso”, experimente usar “eu percebo isso dessa forma” ou “eu me sinto assim quando acontece…”.

Esse exercício nos ajuda a construir diálogos mais autênticos e respeitosos. Além disso, reforça a noção de que todos somos co-responsáveis pelo que acontece ao nosso redor, direta ou indiretamente. Praticar essa postura nos ajuda a sair da posição de acusar ou julgar e nos coloca no lugar da reflexão e do aprendizado

Observe os julgamentos

Nunca vamos deixar de julgar, pois cada um(a) de nós se diferencia do outro(a) e isso faz parte da nossa natureza. No entanto, é essencial observarmos como e por que estamos julgando.

Será que o que estamos pensando é realmente um fato? Ou será que esse julgamento vem carregado de vieses inconscientes e preconceitos? Questionar nossos julgamentos nos ajuda a construir diálogos mais justos e respeitosos. Aqui, o convite é para exercitarmos esse olhar atento, evitando conclusões precipitadas e abrindo espaço para novas perspectivas e um olhar mais generoso para o acolhimento da diversidade. 

Permita-se

Ao entrar em contato com diferentes modelos de mundo, temos a oportunidade de aprender e crescer. Permita-se duvidar de suas certezas, se divertir, desfrutar, explorar novas perspectivas, conhecer a si mesmo e aos outros, contribuindo para criar ambientes mais leves e acolhedores. Estar aberto(a) ao novo torna a experiência mais rica e significativa.

Esses combinados são construídos juntos(as) e, se sentir necessidade, pode incluir outros que façam mais sentido para o grupo. Assim, garantimos que este seja um espaço onde todos(as) se sintam confortáveis para participar, aprender e compartilhar.

E aí, você topa seguir nosso diálogo com esses combinados? 

Gostou do texto: “Combinados de Carlotas: Um Caminho para Diálogos mais respeitosos”?

Leia também: “O juiz da suprema corte de Carlotas.

Se quiser saber mais sobre nossos projetos ou se tiver interesse em contribuir de alguma forma com conteúdo alinhado ao nosso propósito ou ideias, envie-nos uma mensagem que entraremos em contato com você o mais rápido possível!.