A Visão de Amanda sobre a inclusão de seu filho Théo

A imagem mostra duas mãos segurando figuras humanas coloridas feitas de papel. As figuras estão de mãos dadas, formando um círculo. As cores das figuras variam, incluindo vermelho, verde, azul, laranja, rosa e amarelo. O fundo é desfocado, com tons de verde, criando um efeito de profundidade e destacando o foco nas mãos e nas figuras de papel. A imagem transmite uma mensagem de união, diversidade e apoio.

Nesse mês de celebração ao dia das mães, deixaremos aqui a visão da mãe de Théo, Amanda Moreira, sobre a importância da Escola EMEI Almirante Sylvio de Magalhães Figueiredo e sua Professora Débora Carvalho na inclusão de seu filho. Dialogar sobre casos bem sucedidos nas escolas é lembrar que diversidade e inclusão é também reconhecer e valorizar a singularidade de cada indivíduo fornecendo meios para que pessoas de diferentes contextos obtenham as mesmas oportunidades e senso de pertencimento. Escrevemos sobre a história do Théo no artigo. 

Somos imensamente gratos pela forma como todos(as) os(as) profissionais da escola conduziram o processo de inclusão do Théo. 

Como mãe, posso dizer que havia uma grande preocupação nossa sobre como seria a inclusão do Théo, como seria a socialização, como se desenvolveria a comunicação, pois ele vocaliza poucas palavras. 

Desde a reunião inicial conseguimos estabelecer uma parceria e comunicação com a professora Débora e com a escola que, com toda a certeza, trouxe benefícios a todos(as), mas principalmente ao Théo. 

Pudemos acompanhar dia após dia os vínculos se fortalecerem. Ele se integrando e de fato fazendo parte da turma e da interação com os(as) amiguinhos(as)!

A escola participou ativamente da construção e implantação de prancha de comunicação (ele guarda até hoje a prancha com alimentos que a escola preparou para ele ❤️).

A imagem combinada apresenta duas tabelas distintas, lado a lado, cada uma mostrando uma variedade de alimentos disponíveis na escola. Cada tabela está organizada em linhas e colunas com imagens de alimentos acompanhadas de seus respectivos nomes.
Prancha de Alimentos criada pela escola para o Théo

 

Algo muito legal e que merece muitos elogios, foi a atuação da professora Débora em explicar às crianças sobre autismo e de incentivar descobertas e interações em torno da diversidade e do respeito às diferenças. 

Quando os(as) amiguinhos(as) me viam, vinham me explicar sobre autismo e sobre como eles(as) interagiam com o Théo. Isso para pais atípicos não tem preço!

O Théo desenvolveu formas de se comunicar e de ser compreendido pelos(as) amigos(as). Se  expressou com alegria, com o olhar e gestos o quanto se sente bem na escola, e vocalizou em diversos momentos suas emoções como, por exemplo, com as palavras dele:  “adade Déba” (saudade da Débora, professora).

Somos muito gratos a cada um(a) da escola, por nos mostrarem que a inclusão é possível!! E que, muito além disso, construíram memórias afetivas e lembranças felizes para o Théo e que certamente contribuem para um olhar positivo dele sobre o ambiente escolar!

Gostou deste texto: A visão de Amanda sobre a inclusão de seu filho Théo?

Leia Também: Educação Inclusiva com Marta Gil

Se quiser saber mais sobre nossos projetos ou se tiver interesse em contribuir de alguma forma com conteúdo alinhado ao nosso propósito ou ideias, envie-nos uma mensagem que entraremos em contato com você o mais rápido possível!.