Dia Mundial das Doenças Raras

Doença Rara

Você já se perguntou sobre as histórias extraordinárias que desafiam a normalidade?

Hoje é o dia Mundial das Doenças Raras uma data oficial que acontece no último dia de fevereiro de cada ano, convido você a mergulhar nesse universo singular, celebrando a coragem, a resiliência e a força das pessoas que vivem com doenças raras.

Para compreender melhor as lutas e desafios enfrentados por aqueles que vivem com doenças raras, recomendo assistir ao vídeo abaixo, que aborda brevemente suas jornadas e a busca por diagnósticos.

Este documentário, baseado no trabalho da Dra. Lisa Sanders, segue a jornada de pacientes em busca de diagnósticos e possíveis curas. Utilizando a força global do crowdsourcing e das mídias sociais, cada caso é desvendado, revelando novas e esclarecedoras possibilidades.

Segundo o Ministério da Saúde, uma patologia é considerada rara quando afeta até 65 pessoas em um grupo de 100 mil indivíduos. Estima-se que existam de 6 a 8 mil patologias raras no mundo, cada uma com sua narrativa única.

Neste dia, é fundamental refletir sobre o impacto dessas condições e compreender melhor a realidade daqueles que enfrentam doenças raras. Em Carlotas, nossa abordagem central é a Educação para Inclusão Social, acreditando que, juntos(as), estamos transformando vidas, acolhendo a diversidade e mostrando que nosso jeito de ser e viver é apenas uma das muitas possibilidades. Nós somos a diversidade do outro.

Outra recomendação para ampliar nossa compreensão sobre as lutas pelos direitos das pessoas com doenças raras é o podcast “Histórias Raras” no Spotify. Este podcast nos transporta para um mundo onde a singularidade e a luta pelos direitos e o acolhimento da diversidade é tão necessária. 

Ao conhecer essas histórias, não apenas expandimos nossos horizontes, mas também contribuímos para uma sociedade mais inclusiva e compassiva. Neste Dia Mundial das Doenças Raras, reflita sobre como podemos nos conscientizar ainda mais e apoiar aqueles que enfrentam desafios excepcionais.

Junte-se a nós nesta jornada única, explorando, aprendendo e, acima de tudo, demonstrando empatia. Vamos nos envolver, buscando entender melhor aqueles que vivem com doenças raras e construir um mundo mais informado e solidário.

Assim como essas pessoas que vivem com doenças e são resilientes nessa jornada, compartilhe conosco suas experiências. Juntos, vamos conscientizar as pessoas sobre a grande diversidade que nos inspira todos os dias.

Gostou desse texto?

Leia também: Personagens para Dialogar sobre o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência – Carlotas

Se quiser saber mais sobre nossos projetos ou se tiver interesse em contribuir de alguma forma com conteúdo alinhado ao nosso propósito ou ideias, envie-nos uma mensagem que entraremos em contato com você o mais rápido possível!.