Escuta, Diálogo e Ação

Fechamento Edu

O mês de maio foi marcado por importantes encontros formativos e de fortalecimento das relações, reafirmando o compromisso coletivo com a construção de escolas mais acolhedoras, seguras e humanizadas. Este mês tivemos:

  • Facilitação das formações em Reuniões Pedagógicas das escolas participantes do Programa Explore
  • Mediação de Círculo de Diálogos na EMEI Alexandre Correia
  • Participação como facilitadoras no Encontro das CMCs da Rede Parceira da DRE Santo Amaro
  • Acompanhamento dos estudos do Protocolo de Prevenção e Enfrentamento ao Racismo e à Xenofobia no Contexto Escolar
  • Participação como ouvintes no VII Grande Encontro das Comissões de Mediação de Conflitos

Iniciamos nossa participação nas Reuniões Pedagógicas das escolas parceiras da Rede Municipal de Educação de SP com apoio dos(as) integrantes das CMCs aprofundando a temática: “Escola como Território de Cuidado: Prevenir, Acolher e Restaurar como prática institucional”. Refletimos sobre a convivência escolar como eixo estruturante da vida coletiva. O encontro proporcionou espaços de diálogo, escuta e troca de experiências, permitindo que educadores(as) compartilhassem desafios e estratégias relacionadas à prevenção das violências, ao acolhimento das demandas da comunidade escolar e à construção de práticas restaurativas no cotidiano. A proposta reforçou a importância de investir nas relações, fortalecer vínculos e compreender os conflitos como parte natural da convivência humana, podendo se transformar em oportunidades de aprendizagem e responsabilização coletiva.

Além disso, facilitamos círculos de diálogo na EMEI Alexandre Correia para a gestão, docentes e funcionários(as) com a temática: “Cuidar de quem cuida”. O objetivo foi criar um espaço seguro de escuta, acolhimento e fortalecimento coletivo.

A convite da DICEU (Divisão dos Centros Educacionais Unificados e da Educação Integral) de Santo Amaro, mediamos um diálogo no Encontro das Comissões de Mediação de Conflitos (CMC) da Rede Parceira da DRE Santo Amaro. Com mais de 100 educadores presentes, iniciamos um percurso formativo voltado ao fortalecimento das comissões e à ampliação dos espaços de escuta, diálogo e construção coletiva nas escolas. O encontro reafirmou a importância da convivência como elemento central da prática educativa e destacou a necessidade de consolidar sistemas institucionais de cuidado, prevenção às violências e resolução restaurativa de conflitos, fortalecendo uma cultura de pertencimento, respeito e responsabilidade coletiva.

Demos também início ao acompanhamento do grupo docente da EMEF Espaço de Bitita em relação aos estudos do Protocolo de Prevenção e Enfrentamento ao Racismo e à Xenofobia no Contexto Escolar. Abrimos o diálogo com perguntas relacionadas à presença e manifestação dessas violências no cenário escolar. Ao longo do ano, iremos aprofundar nos recursos preventivos e interventivos relacionados aos temas. Ainda nesse mês, expandimos esse diálogo para todo corpo escolar (gestores, docentes e funcionários), pois essa é uma luta e um compromisso coletivo.

Ainda no mês de maio, participamos do VII Grande Encontro das Comissões de Mediação de Conflitos promovido pela Rede Municipal de Educação de SP. Com o objetivo de expandir as reflexões sobre cultura de paz, o encontro teve como tema central “Diálogo, escuta e ação no enfrentamento à violência contra a mulher”. Os palestrantes convidados trouxeram dados alarmantes sobre a violência de gênero e instigaram o compromisso de todos(as) educadores presentes a se comprometerem com ações preventivas e educativas em suas unidades escolares.

VII Grande Encontro das Comissões de Mediação de Conflitos promovido pela Rede Municipal de Educação de SP

Seguimos avançando ao lado das Comissões de Mediação de Conflitos e dos diversos parceiros (as) da rede, fortalecendo práticas que promovam o cuidado, a prevenção das violências, o respeito às diferenças e a construção de comunidades escolares mais justas e inclusivas. Que os aprendizados e reflexões deste mês continuem inspirando ações concretas no cotidiano das escolas, ampliando as possibilidades de pertencimento, participação e convivência para todos(as).

Quer fazer ações com Carlotas? Conheça mais sobre nossas ações em Escolas e Instituições de Ensino.


Gostou do texto: “Escuta, Diálogo e Ação”?

Leia também:

Construindo caminhos: os avanços de abril no ExploreCarlotas

COMO TRABALHAMOS

Raça e Etnia

Letramento racial por meio da arte: do entendimento histórico às práticas antirracistas no trabalho. Reconhecidas com o Selo Igualdade Racial, apoiamos empresas a sair do discurso para a estrutura.

COMO TRABALHAMOS

Empregabilidade de Jovens

Preparamos times e lideranças para receber e desenvolver jovens diversos — do acolhimento à mentoria. Tema conectado ao nosso compromisso com o Pacto Nacional pela Inclusão Produtiva das Juventudes.

COMO TRABALHAMOS

Pessoa com Deficiência

Trabalhamos o capacitismo e a acessibilidade atitudinal com experiências de mudança de perspectiva. O grupo vivencia, conversa e aprende linguagem e práticas inclusivas para construir um ambiente onde todas as pessoas pertencem.

COMO TRABALHAMOS

Saúde Mental e Atualização NR-1

Riscos psicossociais explicados de forma clara e humana, à luz da nova NR-1. Rodas de diálogo, check-ins de bem-estar e práticas de cuidado que fortalecem uma cultura de saúde mental no trabalho.

COMO TRABALHAMOS

Voluntariado Empresarial

Capacitamos voluntários com nossa abordagem lúdica para atuar com crianças, jovens e comunidades. Uma experiência que transforma quem recebe — e, como contam nossos clientes, também quem doa.

COMO TRABALHAMOS

LGBTI+

Letramento sobre identidades de gênero e orientações com arte e diálogo, sem julgamentos. Construímos juntos ambientes seguros, de respeito e pertencimento — na prática, não só no discurso.

COMO TRABALHAMOS

Combate ao Assédio

Criamos um espaço seguro para uma conversa difícil: as diferenças entre assédio moral e sexual, os limites no dia a dia e os caminhos de escuta e denúncia. Prevenção com clareza, empatia e alinhamento às exigências da NR-1.

COMO TRABALHAMOS

ESG | Sustentabilidade

O S do ESG ganha vida com vivências sobre responsabilidade social e os 5Rs da sustentabilidade — com a nossa personagem Dona Terra. Conectamos práticas ambientais e sociais ao cotidiano de cada equipe.

COMO TRABALHAMOS

Equidade de Gênero

Dados, histórias e diálogo facilitado sobre equidade: liderança feminina, maternidade, divisão invisível do trabalho. Signatárias dos WEPs (ONU Mulheres), levamos o tema do conceito à mudança de comportamento.

COMO TRABALHAMOS

Vieses Inconscientes e Microagressões

Por meio de vivências artísticas e provocações lúdicas, tornamos visíveis os atalhos mentais que todos carregamos. Em diálogo facilitado, o grupo aprende a reconhecer microagressões no cotidiano de trabalho — e ganha ferramentas práticas para interrompê-las com respeito.

Se quiser saber mais sobre nossos projetos ou se tiver interesse em contribuir de alguma forma com conteúdo alinhado ao nosso propósito ou ideias, envie-nos uma mensagem que entraremos em contato com você o mais rápido possível!.