Novembro é o mês da Consciência Negra e levamos diálogos sobre a beleza da cultura negra e o papel de todas as pessoas no combate ao racismo.
Na ArcelorMittal e na BNP Paribas Cardif realizamos um bate papo com nosso parceiro Mario Aranha, ex-goleiro que protagonizou uma das mais importantes manifestações antirracista do futebol e símbolo no combate ao racismo, premiado pelo Ministério dos Direitos Humanos em 2014. Nessas conversas, para toda companhia, ele contou sua experiência trazendo diversos elementos históricos a fim de fomentar e conscientizar todas as pessoas participantes na promoção de um ambiente inclusivo.
Já na empresa do mercado de luxo, mediamos uma roda de conversa com uma de suas colaboradoras que contou sua experiência no mercado de trabalho e também questões pessoais que formaram sua trajetória linda e empoderada.
A BRF contou com um vídeo informativo sobre o papel da pessoa branca na luta antirracista, trazendo elementos do livro “O pequeno manual antirracista” da Djamila Ribeiro.
Também para BRF, finalizamos o vídeo de treinamento do Jogo da Diversidade BRF que irá auxiliar os(as) facilitadores(as) a implementar o jogo nas plantas e fomentar o diálogo sobre diversidade, equidade e inclusão. E também demos continuidade a Websérie sobre Segurança Psicológica para liderança, contando com vídeos, pílulas, e-book e cadernos com informações relevantes sobre o tema.
Na Boehringer Ingelheim realizamos um encontro presencial em Paulínia sobre vieses inconscientes com dinâmicas e exercícios práticos para mitigar seus efeitos e promover uma cultura inclusiva na organização.
Para a Defensoria Pública do Mato Grosso, realizamos o primeiro workshop de uma trilha sobre Autocuidado e Saúde Emocional, com o objetivo de olhar e identificar as emoções em si e nas pessoas do entorno. Além da alfabetização emocional, levaremos informações e dinâmicas para praticar o autocuidado e, com isso, conseguir lidar com as questões desafiadoras do dia a dia.
Na Tokio Marine, demos continuidade na estruturação de projetos em DEI com os grupos de afinidades que afinaram suas propostas e simularam a apresentação do PITCH que acontecerá no mês de dezembro para o comitê da empresa.
O Grupo completou a jornada do ano com o processo de letramento da pauta, aprendizado sobre estruturação de projetos e mentorias. Elaboraram propostas integradas que passarão pela aprovação da banca e serão implantadas em 2024 pelo Grupo.
E por fim, demos boas vindas para Copa Energia, que contou com um grande encontro para todas as pessoas colaboradoras sobre Comunicação Empática, levando os conceitos de Marshall Rosenberg sobre Comunicação Não Violenta, com dinâmicas e exercícios práticos para promover uma comunicação respeitosa e assertiva, tanto no ambiente profissional quanto nas relações pessoais.
Que venha o próximo mês para fecharmos o ano com enriquecimento pessoal e profissional de todas as pessoas envolvidas! Até lá.