Março é um mês de celebramos o Dia Internacional da Mulher, seguindo com o avanço da equidade de gênero e o combate a violência contra a mulher. Foram informações, dados e exercícios práticos de mudanças que Carlotas levou nas organizações.
Experiências de mulheres mais jovens mostram que a igualdade de gênero no trabalho não é inevitável, nem é uma questão de tempo (mostra este artigo da Harvard), mas sim algo que precisamos buscar constantemente e agir de forma organizada, intencional e mensurável.
E, para isso, trabalhamos com alguns clientes preocupados com o bem estar da sua população e que, intencionalmente, promovem a equidade de gênero:
Para a Legrand, realizamos um workshop direcionado para as mulheres da companhia, no qual levamos o histórico de conquistas femininas, panorama geral da situação feminina no mercado de trabalho e como agir para promover a equidade de gênero dentro e fora da organização. Foi um encontro com muitas trocas e sororidade, além de promovermos os grupos de afinidade: Ellegrand (Gênero) e Rainbow (LGBTI+).
Já no Instituto CPFL, levamos uma conversa intimista para as mulheres do Instituto sobre fortalecimento das relações, sororidade e união feminina. Um encontro dinâmico, comovente, inspirador e renovador para as participantes.
Demos boas vindas para a Villares Metals, que contou com um workshop sobre Empatia e Gênero, um tema que conecta a forma como lidamos com a perspectiva da outra pessoa, ou seja, reconhecer que cada pessoa sofre um impacto diferente em relação às desigualdades de gênero e quais as formas de abrir para escuta, respeitar e acolher essas experiências.
Na Tokio Marine, iniciamos a formação dos Grupos de Diversidade em um encontro animado e cheio de trocas significativas. Desde 2019 temos atuado, junto com a Tokio Marine, para letrar, desenvolver e capacitar as pessoas novas que entram nos Grupos para que tenham olhar crítico às questões de DEIP, elaborem projetos tangíveis e avancem a pauta na companhia. Não é à toa que a organização recebeu diversos prêmios e, pelo quinto ano consecutivo, é reconhecida pela Global Great Place to Work como a Melhor Seguradora no Brasil. Esse encontro foi o primeiro passo de uma jornada formativa na qual temos muito orgulho de fazer parte, pois já estamos vendo os resultados e percebendo o desenvolvimento sólido do Grupo.
Por fim, a nossa chefa, CEO e co-fundadora, Fabi Gutierrez participou da mesa do evento ESG Lab (foto acima), no qual dialogou sobre a urgência das organizações atuarem na promoção da diversidade para desenvolver negócios sustentáveis. Ela também mediou um Painel com a participação de: Mary Lima que trabalha com decolonialidade, Caio Bogos, fundador da ATIP e da Mãe Diversa, dois negócios voltados para o público autista e, Aline Cipolla, mulher lésbica, mãe de um bebê de 4 meses, que contou sobre o seu processo de abertura para se identificar como lésbica no trabalho. Foi uma conversa rica sobre a importância de estar em comunidade para o processo de auto-aceitação e fortalecimento, reforçando a importância do pertencimento.
Marcamos presença no evento importante da B3 de apresentação da estratégia de Diversidade, Equidade e Inclusão/2025. O objetivo foi apresentar as frentes e prioridades para este ano, para dar visibilidade aos compromissos da organização e impulsionar o mercado e a sociedade.
Seguimos trabalhando a equidade, inclusão e pertencimento nas organizações.
Até o mês que vem!
Gostou do texto:”Fortalecendo Mulheres e Comunidades nas Empresas”?
Leia também: “Compromisso com a Inclusão: Construindo um Futuro mais Justo”