“Por trás da mão que pega o lápis, dos olhos que olham, dos ouvidos que escutam, há uma criança que pensa. Essa criança que pensa não pode ser reduzida a um par de olhos, de ouvidos, e a uma mão que pega o lápis. Ela pensa no propósito da língua escrita. O processo de alfabetização nada tem de mecânico, do ponto de vista da criança que aprende.”
Emilia Ferreiro, no livro “Reflexões sobre Alfabetização”.
Você sabia que dia 8 de setembro é o Dia Mundial da Alfabetização?
Por acreditar que cada criança é única e aprende de uma forma diferente, construímos, a muitas mãos e corações, um guia para apoiar na alfabetização com um olhar para o desenvolvimento socioemocional. Ele é composto por atividades que apresentam a primeira letra do nome de cada personagem do Mundo de Carlotas para que, de forma lúdica, os(as) estudantes possam aprender, se conectar com as histórias e refletir sobre temas transversais.
Em todos os personagens apresentamos algumas sugestões de perguntas e de temática para conversar e pensar junto com os(as) estudantes. Já nos contos, temos a possibilidade de fazer a leitura e mediação da história, refletir sobre as emoções dos personagens e das crianças.
Para baixar o Guia, clique aqui.
É com o apoio dele que as professoras da EMEF Professor Laerte José dos Santos estão ensinando as primeiras palavras para suas turmas dos 1ºs anos. A partir dos contos dos personagens sugeridos no material, cada professora adaptou as atividades de acordo com as necessidades do seu grupo. De acordo com os relatos, as turmas estão navegando pelo processo de letramento acompanhadas de histórias, jogos, perguntas e reflexões trazidas por cada personagem. Muitos(as) deles(as) são inspirados(as) em pessoas reais e todos(as) instigam um novo olhar para as relações humanas.
Vocês não imaginam a nossa alegria em testemunhar educadoras comprometidas em fazer do processo de alfabetização uma jornada afetiva e com sentido. Tivemos a chance de conhecer todas as turmas e perceber que cada estudante se identificou com um personagem diferente, com trechos diferentes das histórias e já conseguem transitar pelas letras com confiança e curiosidade. Seguem alguns registros de um projeto tão especial:
Que possamos inspirar e apoiar, através da ludicidade, do olhar para a diversidade e do respeito muitas escolas nesse momento importante na vida de cada criança. Afinal, ser alfabetizado é ser e estar no mundo de outra forma. É estar aberto a infinitas possibilidades.
Veja aqui mais alguns Guias que lançamos no Jornal.
> Artigo postado originalmente em 06 de setembro de 2023 e repostado para o dia 06 de setembro de 2024.
Gostou desse artigo: Conheça nosso Guia de Alfabetização
Leia também: Trilha Parceria Escola e Família | Capítulo 02