Maio com foco na empregabilidade de jovens

A imagem mostra um grupo de aproximadamente vinte pessoas, todas sorrindo, posando para uma foto de grupo em um ambiente interno que parece ser um espaço de convivência ou uma sala de reunião. As pessoas estão distribuídas em duas fileiras: uma em pé e outra agachada ou sentada na frente. Na fileira de trás, da esquerda para a direita: Uma mulher de cabelo escuro e liso, vestindo um blazer bege. Uma mulher de cabelo longo e escuro, vestindo uma jaqueta jeans. Uma mulher de cabelo escuro e cacheado, vestindo uma blusa vermelha. Uma mulher de cabelo escuro, vestindo um suéter laranja. Uma mulher de cabelo castanho, vestindo uma blusa cinza de manga longa. Uma mulher de cabelo preto e longo, parcialmente escondida atrás de outras pessoas. Uma mulher de cabelo castanho claro, vestindo uma blusa vermelha com crachá. Um homem de cabelo curto, vestindo uma camisa polo preta com crachá. Uma mulher de cabelo loiro, vestindo uma blusa rosa e óculos. Um homem de cabelo curto, vestindo uma jaqueta cinza e bordô. Na fileira da frente, da esquerda para a direita: Uma mulher de cabelo longo e liso, usando óculos e uma camisa bege. Uma mulher de cabelo loiro, vestindo uma blusa preta com crachá. Uma mulher de cabelo longo e escuro, vestindo uma blusa preta. Um homem de cabelo curto e escuro, fazendo um sinal de paz com os dedos. Uma mulher de cabelo longo e escuro, vestindo uma blusa preta com detalhes amarelos. Uma mulher de cabelo longo e com mechas loiras, vestindo uma blusa listrada preta e branca. Um homem de cabelo curto e barba, vestindo uma camisa polo cinza. O fundo da imagem mostra uma parede de tijolos aparentes e janelas com luz natural entrando. Há também uma televisão ou tela grande na parede e algumas luzes pendentes. A atmosfera é acolhedora e amigável, sugerindo que o grupo está participando de um evento ou reunião relacionada a responsabilidade social e ESG (ambiental, social e governança).

Em maio, no núcleo de Responsabilidade Social | EGS em Carlotas, trabalhamos com grande foco na empregabilidade de jovens. Atualmente estamos desenvolvendo 3 projetos que têm como objetivo central, a inserção no mercado de trabalho de jovens em situação de vulnerabilidade socioeconômica e/ou em situação de acolhimento. 

O Programa Sementes do Brasil Lótus, iniciado no primeiro trimestre de 2024, se aproxima da reta final e teve um importante marco na formação dos jovens neste mês de maio. Após as aulas de “Técnicas de atendimento ao cliente”, fizemos uma visita ao Contact Center da Tokio Marine, empresa realizadora do projeto e que deve encaminhar os jovens para entrevistas de emprego nesta área, após a conclusão do curso.

Foi dia de conhecer a dinâmica de trabalho na área, acompanhar atendimentos, tirar dúvidas  e vivenciar situações reais junto com quem trabalha no setor. A visita ajuda a tangibilizar para os jovens a rotina de uma organização do porte da Tokio Marine.

Ainda no tema da empregabilidade de jovens, avançamos com as etapas de mobilização e seleção de jovens do Sistema de Acolhimento da Cidade São Paulo para outros dois projetos. O Sementes do Brasil Aprendizagem, que está iniciando sua 4ª edição e também é realizado pela Tokio, como foco no desenvolvimento de habilidades e competências que preparam os jovens para assumir vagas de jovem aprendiz e o Conectaê 2.0 que começa sua 2ª edição e desenvolve os jovens no campo da tecnologia.

Os territórios de Araçariguama, Americana, Jambeiro e Guarulhos – Cabuçu, seguem com a execução dos programas de educação ambiental e planos de comunicação social. Destacamos os encontros com os agentes da saúde da família das Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Cabuçu, com foco na gestão de resíduos nos espaços públicos e nas residências das famílias atendidas. Tivemos também um encontro especial com a Guarda Ambiental, com ricas trocas sobre o bairro, principais desafios e direcionamentos. 

Estamos felizes com muitas pautas relevantes sendo trabalhadas até aqui e animadas com o que vem por aí nesses próximos meses. 

Venha com a gente!

Gostou do texto: Maio com foco na empregabilidade de jovens


Gostou do artigo: “Maio com foco na empregabilidade de jovens”?
Leia também:

Relatório de Progresso e Compromissos do Pacto Global – 2022/23

COMO TRABALHAMOS

Raça e Etnia

Letramento racial por meio da arte: do entendimento histórico às práticas antirracistas no trabalho. Reconhecidas com o Selo Igualdade Racial, apoiamos empresas a sair do discurso para a estrutura.

COMO TRABALHAMOS

Empregabilidade de Jovens

Preparamos times e lideranças para receber e desenvolver jovens diversos — do acolhimento à mentoria. Tema conectado ao nosso compromisso com o Pacto Nacional pela Inclusão Produtiva das Juventudes.

COMO TRABALHAMOS

Pessoa com Deficiência

Trabalhamos o capacitismo e a acessibilidade atitudinal com experiências de mudança de perspectiva. O grupo vivencia, conversa e aprende linguagem e práticas inclusivas para construir um ambiente onde todas as pessoas pertencem.

COMO TRABALHAMOS

Saúde Mental e Atualização NR-1

Riscos psicossociais explicados de forma clara e humana, à luz da nova NR-1. Rodas de diálogo, check-ins de bem-estar e práticas de cuidado que fortalecem uma cultura de saúde mental no trabalho.

COMO TRABALHAMOS

Voluntariado Empresarial

Capacitamos voluntários com nossa abordagem lúdica para atuar com crianças, jovens e comunidades. Uma experiência que transforma quem recebe — e, como contam nossos clientes, também quem doa.

COMO TRABALHAMOS

LGBTI+

Letramento sobre identidades de gênero e orientações com arte e diálogo, sem julgamentos. Construímos juntos ambientes seguros, de respeito e pertencimento — na prática, não só no discurso.

COMO TRABALHAMOS

Combate ao Assédio

Criamos um espaço seguro para uma conversa difícil: as diferenças entre assédio moral e sexual, os limites no dia a dia e os caminhos de escuta e denúncia. Prevenção com clareza, empatia e alinhamento às exigências da NR-1.

COMO TRABALHAMOS

ESG | Sustentabilidade

O S do ESG ganha vida com vivências sobre responsabilidade social e os 5Rs da sustentabilidade — com a nossa personagem Dona Terra. Conectamos práticas ambientais e sociais ao cotidiano de cada equipe.

COMO TRABALHAMOS

Equidade de Gênero

Dados, histórias e diálogo facilitado sobre equidade: liderança feminina, maternidade, divisão invisível do trabalho. Signatárias dos WEPs (ONU Mulheres), levamos o tema do conceito à mudança de comportamento.

COMO TRABALHAMOS

Vieses Inconscientes e Microagressões

Por meio de vivências artísticas e provocações lúdicas, tornamos visíveis os atalhos mentais que todos carregamos. Em diálogo facilitado, o grupo aprende a reconhecer microagressões no cotidiano de trabalho — e ganha ferramentas práticas para interrompê-las com respeito.

Se quiser saber mais sobre nossos projetos ou se tiver interesse em contribuir de alguma forma com conteúdo alinhado ao nosso propósito ou ideias, envie-nos uma mensagem que entraremos em contato com você o mais rápido possível!.