Seguindo a provocação dos textos Mulheres que Inspiram e Mães que Inspiram, trazemos o terceiro texto da série: Mulheres que nos Fortalecem.
Somos feitas de muitas Mulheres e como forma de honrar aquelas que nos inspiram, homenageamos também escritoras, políticas, pedagogas e nossas irmãs!
Carla Douglass (que nos inspira por sua criatividade e talento)
Tentando escrever esse parágrafo muitas mulheres me vieram à mente, minha mãe, tias, avós, primas todas elas fortes e resilientes. Depois vieram as heroínas da minha história, amigas e colegas de trabalho que me apoiam e acreditam em mim mais do que sou capaz de acreditar. Meu pensamento então foi para aquelas pioneiras na luta feminina, as que marcharam e ainda marcham pela equidade de direitos para todas as mulheres, sejam elas cis, lésbicas, trans, todas. Para esse desafio, trago uma delas que luta por todas nós, a deputada Erika Hilton, que além de política é ativista e pedagoga.
Fernanda Gutierrez (que nos inspira por seu otimismo e sinceridade)
São muitas as mulheres que me inspiram, entretanto, há uma em especial Edith Eva Eger que contou sua história através do livro A bailarina de Auschwitz. Edith era uma bailarina de 16 anos quando o Exército alemão invadiu seu vilarejo na Hungria. Seus pais foram enviados à câmara de gás, mas ela e a irmã sobreviveram. Edith foi encontrada pelos soldados americanos em uma pilha de corpos dados como mortos. É um relato emocionante de suas memórias e de casos reais de pessoas que ela ajudou.
Fernanda Souza (que nos inspira por sua resistência e vontade)
Minha recomendação é sobre uma mulher extraordinária que vem fortalecendo meu 2024: Maya Angelou. Ela me inspira com sua fé inabalável na vida e nas pessoas, bem como sua profunda gratidão. Quero compartilhar com mais mulheres um livro que tem sido impactante para mim, o Não Trocaria Minha Jornada Por Nada. Esta coleção de ensaios nos leva por uma jornada sobre amor, medo, tristeza, pertencimento e amizade. Esse livro é um presente de Maya, que nos orienta com sua sabedoria e reflexão.
Heloisa Flesch (que nos inspira pela disponibilidade e competência)
Uma das mulheres que me inspira é minha irmã, Denise. Ela é a irmã do meio de 3 irmãos, é aquela que desbrava caminhos novos, que enfrenta e quebra padrões sociais, que tem uma força sem igual e uma compaixão que a torna uma pessoa única. Apesar de nossos caminhos se distanciarem, ela consegue manter sua luz e influência na minha vida como nunca. Que sorte a minha ter esse mulherão por perto! Obrigada por existir e por ser parte tão fundamental na minha vida! Te amo.
Nayara Bareze (que nos inspira por sua história e nos lembrar de honrar a nossa)
A mulher que me inspira é Célia Xakriabá. Ela é doutora em antropologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), liderança indígena e primeira indígena deputada federal eleita por Minas Gerais. Sua determinação, força e voz em defesa da preservação da cultura e territórios indígenas, proteção ambiental, luta pela reestruturação do sistema educacional e pautas de apoio às mulheres fortalece minha crença na representatividade e no poder feminino, além de manter acesa a esperança de que, juntas, vamos ocupar todos os cantos do país para cobrar o que nos foi tirado, sem permitir que ninguém silencie nossas vozes ou apague nossas histórias. “Nhanembaraete Xondaria Kuery”
Gostou desse texto Mulheres que nos Fortalecem?
Leia também: Filmes que abordam a equidade de gênero