O livro A Caminho da Felicidade foi escrito a muitas mãos.
No mês de Setembro o time do Programa Explore Carlotas participou do Seminário com o Comitê de Proteção Escolar (DRESA). Lá fomos surpreendidas pela apresentação das alunas da EMEF Padre Aldo da Tofori. Beatriz, Estephany, Marina e Millena, auxiliadas pelo Professor Danilo, escreveram o livro “A caminho da Felicidade“.
Agradecemos imensamente por esse encontro e pela possibilidade de apresentarmos aos leitores e leitoras de Carlotas alguns temas importantes como depressão, ansiedade e violência doméstica que foram abordados por elas.
Parabéns pelo lindo trabalho!
Segue abaixo entrevista.
01. Qual foi o motivo ou inspiração por trás da escolha dos temas abordados no livro?
O livro foi feito em 2022, logo no retorno pós-pandemia, o professor veio até nós e nos propôs que fizéssemos um livro como forma de projeto mesmo. Nós topamos e quando estávamos pensando em ideias para o tema, queríamos algo sério (mesmo que não tivéssemos nem tanta maturidade para isso, mas ok) e recorrente das notícias que estavam na época, como a grande taxa de pessoas com depressão, ansiedade, vítimas de violência doméstica, entre outros. Escolhemos alguns temas e decidimos falar sobre isso através das nossas personagens no livro. Hoje vemos que adaptamos esses temas de maneira mais leve e achamos que esse acontecimento, pois não era para ficar assim, fez o livro até melhor por conta de percebermos que não éramos tão aptas em razão da nossa idade para falar de temas tão sérios.
02. Como o livro foi escrito por 04 pessoas, vocês tiveram desafios? Quais foram?
Um dos nossos maiores desafios foi focar totalmente no livro. Desde o início sabíamos que não seria fácil, mas mesmo assim estávamos empenhadas e animadas para realizar esse projeto. No entanto, o ano foi passando, deveres da escola e o TCA (Trabalho Colaborativo Autoral) vinham e, consequentemente tínhamos que dar mais atenção a esses detalhes. Ficamos semanas sem nem tocar no assunto do livro. Algumas vezes fazíamos reuniões online para determinar o enredo e não passava de uma folha escrita, ou às vezes estávamos todas desanimadas para continuar ou sobrecarregadas de atividades escolares. Mas um dos motivos para continuarmos foi o apoio do nosso professor, que sempre nos apoiou e a espontânea vontade de pararmos se estivesse pesando muito. Isso nos deu a vontade de continuar a dar a ele orgulho e mostrar que não foi em vão ele ter acreditado em nós desde o começo. Sempre fomos muito gratas a ele por tudo.
Contudo, uma outra dificuldade que, por um lado, lidamos muito bem foi a decisão e escolha de opiniões. Resumidamente, tínhamos algumas opiniões diferentes sobre o enredo e também às figuras e paisagens do livro. Felizmente, conseguimos juntar a maioria das ideias propostas por cada uma e, graças a isso, não houve conflitos. Esse é um dos motivos de termos nos apegado tanto ao livro e nas personagens, porque nem que seja em um pequeno detalhe do livro, haverá um pedaço de cada uma de nós.
03. Como a experiência de construção deste livro marcou vocês?
Quando estávamos no processo de desenvolvimento do livro, tínhamos que manter a determinação e o foco, não queremos dizer se foi fácil ou difícil, mas o resultado que tanto queríamos tinha que ter muita de nossa atenção e isso fez com que criássemos mais maturidade e nossa relação foi crescendo muito ao longo da trajetória. O livro fala que a amizade e o companheirismo fazem muita diferença na nossa sociedade como um todo. Devemos sempre respeitar e nos colocar no lugar do outro, ter empatia! O livro não só trata de assuntos diários, passados na nossa sociedade constantemente, mas ele também tem o objetivo de mostrar a todos que independentemente dos desafios, você não está sozinho e o futuro que tanto almejamos é de um mundo mais feliz; que a mensagem a qual retratamos venha a se tornar o caminho que tanto sonhamos.
04. Qual a importância e o impacto que vocês imaginam que esse livro pode ter na vida de outros jovens?
Quando iniciamos este projeto não tínhamos noção da dimensão que isso poderia tomar, mas hoje já conseguimos ver o quão impactante isso tudo se tornou e não só para nós como também para muitos leitores da obra “A Caminho da Felicidade”. O livro leva com ele a mensagem de que independente dos seus problemas você nunca estará só; é difícil sim para enfrentá-los, mas no final tudo pode dar muito certo. Claro que leva um bom tempo, mas vale a pena esperar, para obtermos um resultado e saber o quão fortes nós somos, e poder motivar outras pessoas a continuarem a vida, mesmo sendo difícil em alguns momentos. Além disso, nós podemos também contar com amigos ou familiares para que eles nos ajudem a passar por momentos complicados.
Para aqueles que levaram a leitura a fundo é possível esclarecer que o respeito, a valorização e o companheirismo é a base de tudo.
Você gostou desse texto? Leia também o artigo: Comunicação e Violência