Eu acho que demoramos para lançar um livro sobre Diversidade, Equidade, Inclusão e Pertencimento(DEIP). Afinal, atuamos com esses temas no mercado desde 2018. Mas por que agora?
O livro nasce de um compilado de informações que a CEO e cofundadora de Carlotas, Fabiana Gutierrez, desenvolveu para criar a vídeo aula Fundamentos da Diversidade na Descola. Percebemos que tínhamos muitas informações importantes que fundamentam os trabalhos de DEI em empresas.
Existe também um movimento de diminuição de esforços nos temas DEI em organizações que alimenta nossa vontade em publicar esse livro. Em julho deste ano muitas empresas cortaram suas verbas e até equipes de diversidade, equidade e inclusão (DEI).
O Zoom eliminou sua equipe interna de DEI. O Meta, Tesla, DoorDash, Lyft, Home Depot, Wayfair e X. Todas que mencionamos reduziram suas equipes de DEI em 50% ou mais. Segundo Inc.com, Washington Post e o The Street.
Essa onda vem de um movimento de conservadores estadunidenses processando empresas e organizações que criam vagas afirmativas. E também existe a campanha à presidência de Donald Trump que traz para a superfície uma prerrogativa errada ao termo DEI e faz uso do termo “contratação de DEI” como pejorativo, segundo a Forbes. Aqui entra até o papo de “racismo reverso” e não temos tempo, nem saúde mental para trazer o absurdo disso aqui. Mas fica uma reflexão:
Vagas afirmativas existem para equalizar o acesso a oportunidades. Não somente o acesso ao emprego, mas também garantem que a economia gire em diferentes famílias e fortaleçam a representatividade.
Nós sabemos da força e da urgência da pauta DEIP nas empresas e estamos aqui nos opondo aos conservadores e trazendo destaque ao tema. Além de literalmente estar apostando nesse livro!
Visite a loja da Editora Colibri para garantir sua cópia e para sua equipe.
Gostou do texto “Por que lançar esse livro sobre DEI e pertencimento?”
Leia também: Nosso livro Diversidade Equidade Inclusão e Pertencimento